quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Mutirões intersetorais são realizados na região da Pampulha



A Prefeitura de Belo Horizonte, em uma ação intersetorial com a Defesa Civil e as secretarias municipais de Saúde e de Administração Regional Pampulha para combater os focos do mosquito Aede4s Aegypti, realizou dois grandes mutirões na região da Pampulha. A medida faz parte da força-tarefa da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, para combater a proliferação do mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika, na capital.


Nos dias 22 e 23/12, uma grande equipe percorreu 22 quarteirões do bairro Jardim São José para vistoria nas residências, com orientação aos moradores, retirada de inservíveis e distribuição de material educativo. 





Participaram desta ação agentes da Defesa Civil da capital, Guarda Municipal, Gerência de Distrito Sanitário (GERSA-P), Gerência Regional de Manutenção (GERMA-P), Gerência de Licenciamento e Fiscalização Integrada (GRFIL) e Gerência de Limpeza Urbana (GERLU-P), além de agentes de Endemia dos centros de saúde Jardim Alvorada, Serrano e São José, fiscais da Vigilância Sanitária e agentes comunitários de saúde do Centro de Saúde São José.

O resultado desta ação foi a visita a 1.193 imóveis vistoriados, sendo 892 vistoriados e 265 fechados. Em 59 imóveis foi necessário fazer o tratamento dos focos e possíveis criadouros encontrados. Foram feitas 104 notificações por risco de proliferação do mosquito e retirados 06 caminhões de lixo.




Intensificando a ação


Já nos dias 28 e 29/12, a ação aconteceu na área de abrangência do Centro de Saúde Padre Maia. Nos dois dias de trabalho, foram visitados 1.228 imóveis, sendo 887 vistoriados e 341 fechados. Em 22 imóveis foram encontrados possíveis focos criadouros que receberam tratamento. Foram feitas 47 notificações por risco de proliferação do mosquito e o lixo retirado das casas lotou 03 caminhões.



Pampulha promove palestra sobre boas práticas alimentares para ambulantes





No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha pode ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o 26º Show de Fogos da Alterosa promete movimentar um grande público na orla da Lagoa da Pampulha. Para garantir a realização de um evento organizado, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária, promoveu palestra para os feirantes que irão comercializar alimentos durante o espetáculo.


Nos dias 28 e 29/12, 60 feirantes, entre barraqueiros e proprietários de veículos de lanche rápido, estiveram reunidos no auditório da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís) para conhecer as boas práticas que devem ser adotadas na manipulação de alimentos durante os eventos. Os participantes ouviram sobre as normas de segurança alimentar, o acondicionamento correto dos alimentos, cuidados com a manipulação, vestuário adequado das pessoas que estarão nas barracas e os tipos de alimentos que poderão ser comercializados durante o evento. 


Gerente de Vigilância Sanitária, Wagner Cândido explicou que o objetivo é conscientizar os ambulantes sobre atitudes corretas na comercialização de alimentos: “É importante que todos tenham conhecimento das normas de segurança, pois assim diminuímos os riscos da contaminação de alimentos e da transmissão de doenças”, disse. 




A seleção dos ambulantes que irão trabalhar durante o evento foi feita pela TV Alterosa. Este ano, anovidade será a presença de food-trucks para diversificar a oferta de alimentos. Ambulante há mais de 12 anos, Sueli Martins Gonzaga gostou muito da palestra: “Trabalho no show de fogos há cinco anos. A palestra foi esclarecedora, até pra quem não tem experiência. Ambulante é olhado com certo preconceito, por isso temos que agarrar todas as oportunidades de melhorar. Acho que trabalhar com manipulação de alimentos é lidar com vidas, é como se fosse uma receita que pode dar certo ou errado; por isso tem que ter muito cuidado.” 

Toda a operação está organizada para promover o controle urbano e terá a atuação conjunta de outros órgãos públicos como Polícia Militar, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a BHTrans, a Polícia Civil e as equipes de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte. Secretário Regional da Pampulha, José Geraldo Prado ressaltou a atuação da Prefeitura no licenciamento de eventos: “A Prefeitura, juntamente com outros órgãos públicos, tem adotado medidas para garantir que todos os eventos aconteçam de maneira a atender as exigências da lei, oferecerendo ao público entretenimento com segurança”, disse.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

PBH promove Mutirão Intersetorial de combate ao Aedes aegypti

Início da ação no Posto de Comando da Defesa Civil


A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), em uma ação intersetorial com a Defesa Civil de Belo Horizonte e a Secretaria de Administração Regional Municipal Pampulha, realiza nos dias 22 e 23/12, um grande mutirão contra o Aedes aegypti, no bairro Jardim São José, uma das áreas críticas na região da Pampulha, em infestação do mosquito. Os trabalhos têm início às 8h30, na esquina das ruas da Coroação e do Sermão. 

Durante a parte da manhã, o trabalho será de entrada nas residências, orientação e coleta de materiais nos sacos de lixo. A partir das 13h, será feito o recolhimento do volume coletado nas residências pelos caminhões da Gerência de Limpeza Urbana Pampulha.

A medida faz parte da força-tarefa da Prefeitura para prevenir e combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika na capital. A ação acontecerá durante todo o dia, com o apoio de agentes da Defesa Civil, Guarda Municipal, e das gerências regionais de Manutenção, Limpeza Urbana e de Licenciamento e Fiscalização Integrada. 

Também participam do mutirão agentes de combate a endemia dos centros de saúde Jardim Alvorada, Serrano e São José, fiscais da Vigilância Sanitária e agentes comunitários de saúde. A ação irá abranger 22 quarteirões, entre os dois dias de trabalho no Bairro Jardim São José. Será feito um pente fino, de casa em casa, com orientação aos moradores, retirada de inservíveis e distribuição de material educativo.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sessão de cinema comentado na Pampulha discute a questão da violência contra a mulher



Violência doméstica é o tema do filme “Te Doy Mis Ojos” (Icíar Bollaín, Espanha, 2003), exibido no dia 24/11, no auditório da Regional Pampulha (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís), em uma sessão de cinema comentado com a presença de 30 servidores da regional. A atividade, integrante da Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 2015, foi coordenada pela Coordenadoria Municipal de Direitos da Mulher (COMDIM) da Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania em conjunto com a Gerência Regional de Políticas Sociais da Pampulha.

Coordenadora da COMDIM, Cláudia Monteiro Rocha explicou que a COMDIM está realizando uma série de capacitações com o objetivo de sensibilizar servidores e capacitá-los a identificar colegas que vivenciam situações de violência. “É importante saber como agir e até mesmo como fazer os encaminhamentos quando nos deparamos com alguém que sofre com a violência doméstica.”

Após a exibição do filme, o Psicólogo e Professor João Paulo Bernardes Gonçalves apresentou o conceito de ciclo da violência, e as causas mais comuns da violência doméstica contra as mulheres, dando destaque para a pauta de ação violenta e repetida dos homens. Resgatou alguns momentos importantes do filme, propondo reflexões acerca da violência doméstica retratada na película. “A violência contra as mulheres é uma das formas de expressão de uma sociedade machista, e o objetivo principal dos homens no ciclo da violência é, através de sucessivos abusos e violências, criar e manter o controle absoluto da mulher. É preciso quebrar tabus e concepções fortemente enraizadas para que as mulheres possam romper com esse ciclo e também com formas de dominação que as tornam dependentes, cerceadas e desumanamente maltratadas. No caso dos homens, estes precisam ser responsabilizados pela violência que cometem”, disse.

Analista de Políticas Públicas na Gerência Regional de Políticas Sociais da Pampulha, Maria Anália de Sousa reconhece a complexidade das diversas formas de violência vivenciadas pelas mulheres. “Muitos foram os avanços conquistados por meio das lutas das mulheres por seus direitos. Recentemente foi sancionada a Lei do Feminicídio que qualifica o assassinato de mulheres por questão de gênero. É um avanço, mas ainda há muito a se fazer. Os profissionais que atuam na área de Políticas Sociais devem estar atentos para o enfrentamento maciço à violência contra as mulheres.”

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CRAS Confisco promove Campanha de Valorização da Mulher



“Sou mulher e tenho direito a ter direitos”. Com este tema o CRAS Confisco promoveu, durante os meses de outubro e novembro, a campanha de Valorização da Mulher no CRAS. Foram realizadas atividades voltadas para o público feminino que frequenta o CRAS com o objetivo de informar sobre direitos, estimular o auto cuidado com a saúde, refletir sobre seu papel na sociedade e contribuir para elevar a auto estima. 

No dia 18/11, em torno de 24 mulheres participaram da roda de conversa sobre Valorização do Tempo com a técnica da Coordenadoria dos Direitos da Mulher (COMDIM), Adriana Silveira. Reflexões sobre os diferentes papeis que a mulher exerce na sociedade e dicas de como otimizar o tempo foram alguns dos assuntos tratados. “Valorizar o tempo é valorizar a nós mesmas. É importante separar tempo para trabalho, lazer e descanso tanto da mente quanto do corpo. Isso vai nos permitir descobrir formas de viver melhor, aproveitar bem o tempo e aprender com as experiências”, explicou. 

Para finalizar, cada participante fez o seu Relógio 24 Horas, um gráfico bem simples que permitiu que cada uma analisasse o tempo dedicado às diversas atividades do dia a dia, identificando se há equilíbrio na distribuição do tempo. Frequentadora das atividades do CRAS, Iraci Pereira Fernandes, 75 anos, achou muito boa a palestra e contou que se divertiu bastante: “Achei tudo muito bom. Colorir o relógio me ajudou a enxergar melhor o meu dia. Descobri que durmo demais mas também tenho tempo para o autocuidado!”, disse. 

Outras ações no CRAS 

Iniciada em outubro, a Campanha de Valorização da Mulher no CRAS realizou outras atividades. No dia 28/10, houve oficina de artesanato coordenada pelas técnicas do CRAS Flávia Santos e Gleice Duarte. Com as orientações da oficineira Luciana, usuária do CRAS, as participantes elaboraram painéis que expressaram o real significado da mulher na sociedade. A atividade proporcionou a reflexão acerca dos direitos, deveres e desafios conquistados pelas mulheres. No dia 11/11, houve palestra sobre Autoconhecimento com a terapeuta holística Shirley Lima. E no dia 24/11, o Centro de Saúde Confisco promoveu uma roda de conversa sobre Os Cuidados Específicos para a Saúde da Mulher. A enfermeira Ângela e a fisioterapeuta Lidiany trataram sobre higiene íntima feminina; as principais doenças que afetam a saúde da mulher como o câncer de mama e o de colo uterino; informações sobre DST e incontinência urinária; orientações sobre a prevenção de doenças por meio de exames como o Papanicolau, mamografia, consultas regulares e atividade física. 

Coordenadora do CRAS Confisco, Ana Cristina Mendes Cardoso explicou que a grande maioria das famílias atendidas pelo CRAS são chefiadas por mulheres, o que motivou a criação da Campanha de Valorização da Mulher: “Pensamos em discutir temas de interesse deste público, refletindo além da questão da saúde da mulher. O objetivo geral foi contribuir na promoção do protagonismo destas mulheres atendidas pelo equipamento, pensando que, ao fortalecer a mulher, alcançamos a família como um todo.“

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Reunião na Pampulha encerra primeira rodada do Balanço do Planejamento Parcipativo Regionalizado



Cerca de 200 moradores da região da Pampulha participaram na quinta-feira, dia 19, da reunião de balanço do Planejamento Participativo Regionalizado, realizada na Escola Municipal Júlia Paraíso, no bairro Alípio de Melo. Com o encontro da Pampulha, as reuniões do PPR chegaram até agora a nove territórios da cidade, tendo passado em todas as regiões de Belo Horizonte. O último evento reuniu moradores do território Pampulha 4 (P4), que inclui os bairros Alípio de Melo, Confisco, Conjunto Celso Machado, Itatiaia, Jardim Alvorada, Jardim São José, Manacás, Santa Terezinha, Serrano, Urca, Vila Antena Montanhês, Vila Jardim Alvorada, Vila Jardim Montanhês, Vila Jardim São José e Vila Santo Antônio Barroquinha, além de parte do bairro Inconfidência.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, apresentou, durante a reunião, o status de algumas das 101 propostas levantadas pelos moradores do território P4 nos encontros do PPR realizados em 2011. Entre as sugestões apresentadas está a implantação da pista exclusiva de ônibus na Avenida Pedro II, uma das principais vias de acesso aos bairros do território, demanda já atendida pela Prefeitura. 



Na ocasião, Josué Valadão também pontuou algumas realizações da administração municipal na região, como obras de infraestrutura e implantação de serviços públicos. Ao final da explanação, o secretário de Obras, acompanhado pelo secretário regional, José Geraldo Prado, e por outros gestores da PBH, respondeu questionamentos do público presente.

O secretário municipal adjunto de Gestão Compartilhada, Gelson Leite, destacou a importância do Planejamento Participativo Regionalizado e explicou que a Prefeitura busca, de forma permanente, trazer o cidadão para mais perto da administração municipal. “Esta reunião é uma oportunidade para que as pessoas que não participaram das reuniões do PPR em 2011 possam conhecer este programa e entender que a Prefeitura precisa muito da ajuda da população para fazer as coisas certas”, disse. A importância da participação efetiva dos cidadãos também foi destacada por Arlete Pessoa, moradora do bairro Alípio de Melo há 37 anos. “O perfil da população vem mudando e o que vemos é uma comunidade cada vez mais interessada em participar. Esta participação é o que ajuda qualquer administrador a cuidar bem de sua cidade”, salientou.

Apresentação Cultural dos estudantes da E.M. Júlia Paraíso

O PPR, lançado pela PBH em 2011, visa incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os moradores da capital mineira. Para a realização da iniciativa, a Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs) nos quais a cidade é dividida, levantando e analisando, durante as dezenas de reuniões realizadas em 2011 e em 2012, cerca de 2.500 propostas apresentadas pelos cidadãos de cada localidade. A próxima reunião do PPR, que vai passar pelos 40 territórios da cidade até maio do ano que vem, será realizada no território Norte 3 (N3), na terça-feira, dia 24, às 19h, na Escola Municipal Tristão da Cunha (rua Doutor José Ferolla, 80, bairro Planalto).

Metodologia de acompanhamento

De acordo com a metodologia de monitoramento e acompanhamento das propostas, que está sendo apresentada durante as reuniões em cada um dos territórios, os moradores poderão consultar o status das sugestões apresentadas por meio de diversos canais, que envolvem atendimentos presenciais, telefônicos e consultas ao Portal da Gestão Compartilhada (gestaocompartilhada.pbh.gov.br). No caso da região da Pampulha, o plantão de atendimento do PPR será feito na secretaria regional (Avenida Presidente Antônio Carlos, 7.596, bairro São Luís), pessoalmente ou pelo telefone 3277-7927. As informações sobre as ações do programa em cada território, bem como as agendas de reuniões do PPR, também podem ser acompanhadas pelo Portal da Gestão Compartilhada.

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Centro de Saúde Trevo comemorou o Outubro Rosa com a Estação da Saúde



Mais de 300 mulheres moradoras da área de abrangência do Centro de Saúde Trevo participaram da Estação da Saúde em comemoração ao Outubro Rosa, realizada no dia 24/10, na unidade de saúde localizada à Rua José Simplício Moreira, 1.144, bairro Trevo.

Várias atividades foram programadas para as usuárias que compareceram: prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, orientações e testes rápidos de DST, aulão de Lian Gong com a instrutora Rosário Arrudas, oficina de percussão e Dia da Beleza. 






Foram realizados 25 exames de citologia, avaliação das mamas de 35 mulheres, solicitação de 12 exames de mamografias, 05 avaliações de mulheres com incontinência urinária, realização de 37 testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite C. Além disso, as mulheres participaram das palestras oferecidas ao longo do dia sobre temas diversos como DST/ AIDS, Direitos das Mulheres e Alimentação Saudável. 



Quem se interessou, também pode usufruir de cuidados especiais com as unhas, maquiagem e arranjos de cabelo. As mais sortudas, ganharam brindes como cesta da beleza, enxoval para bebê e produtos de beleza.






A ação somente foi possível com a colaboração de importantes parceiros: funcionários da unidade de saúde, profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-P), Coordenação Municipal de Saúde Sexual e Atenção à AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, grupo de percussão da Escola Estadual Álvaro Salles sob a regência do Sargento Adenilson Silva (coordenador do projeto Juventude e Polícia), Professora Rita da Coordenação do Grupo Direito das Mulheres da Escola de Direito da UFMG, Pavilhão do Ceasa com a doação de frutas, O Boticário e o Grupo de Enxovais Cida.


Moradora do bairro há mais de 15 anos, Jeorgina Maria da Silva Andrade achou ótima a iniciativa: “Gostei muito. Pude fazer o exame de prevenção, que estava atrasado. Aprendi bastante com a palestra sobre DST, pois a palestrante explicou com muita clareza. Algumas mulheres participaram do Dia da Beleza e saíram de lá com unha e cabelo arrumados. Foi uma oportunidade de cuidar da saúde e da autoestima das mulheres.”



Gerente do Centro de Saúde Trevo, Eni da Silva Braga falou sobre os resultados positivos da ação: “Nosso objetivo era promover a conscientização da mulher sobre o câncer de mama, abordando a prevenção e a detecção precoce da doença. Foi uma oportunidade também para compartilhar informações e trocar experiências, o que possibilita que a mulher tenha mais segurança para decidir sobre a realização dos exames de prevenção”, disse.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Processo de licitação para a Feira de Convivência do Entorno do Mineirão está em fase de finalização



O processo de licitação para a Feira de Convivência do Entorno do Mineirão já tem os nomes dos licitantes vencedores. A Comissão Especial de Licitação analisou as propostas de preços de 383 participantes e, ao final, foram selecionados os 96 concorrentes que apresentaram a maior oferta. A relação dos 96 licitantes, incluindo três portadores de necessidades especiais, que irão comercializar alimentos e bebidas nos dias de jogos no Estádio do Mineirão, foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 14/11.

Após a publicação da relação de vencedores, os mesmos serão convocados a comparecer na Secretaria Regional Pampulha para assinatura do termo de outorga da permissão de uso. Depois de cumpridas todas as condições necessárias à exploração da atividade econômica, será expedido o Documento Municipal de Licença (DML) para os vencedores.

As tendas ficarão instaladas em quatro locais próximos ao estádio para a comercialização de macarrão na chapa, feijão tropeiro, churrasquinho, sanduíche, batata frita, além de cerveja, refrigerante, água e suco. Não houve proposta vencedora para a venda de algodão doce, pipoca, acarajé e milho verde. 

Secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, José Geraldo Prado explicou que os feirantes vencedores irão participar de capacitação: “Todos receberão instruções sobre a padronização das barracas, equipamentos de segurança necessários, além de um curso sobre manipulação de alimentos e legislação municipal que será conduzido pela Vigilância Sanitária da Pampulha.”

Para o Secretário, foi importante garantir a transparência do processo em todas as suas etapas. “Tivemos muitos questionamentos no início, mas nosso trabalho foi pautado na transparência, legalidade e idoneidade do processo. Quando a Feira estiver em funcionamento, a população vai usufruir de um espaço agradável com produtos de qualidade”, disse.

Confira a relação dos licitantes vencedores. 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Prefeitura realiza o 1º Expresso PPR



A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Gestão Compartilhada, promoveu, no dia 14/11, o 1º Expresso PPR, uma grande caravana com lideranças comunitárias para conhecer importantes obras em cada região.

Visita à UMEI Santa Branca
Na Pampulha, 45 lideranças fizeram o trajeto que incluiu: a UMEI Santa Branca, as câmeras de vídeo monitoramento no entorno do Mineirão, a Casa Kubitschek, o Centro de Saúde Santa Terezinha, o Espaço BH Cidadania São José, o complexo de urbanização da Vila São José, o Hospital do Barreiro e o COP-BH (Centro de Operações da PBH).





Casa Kubitscheck
Em cada um dos equipamentos visitados, uma equipe técnica aguardava para dar informações sobre cada espaço. Ao final, o prefeito Marcio Lacerda recebeu todos os participantes no COP-BH para prestação de contas.







Espaço BH Cidadania São José
Com o Expresso PPR, todos podem ver de perto as políticas públicas que são exemplo para o Brasil e para o mundo e compartilhar ideias para a construção da BH do futuro.

Outros Expressos PPR irão acontecer nos próximos sábados com públicos diferenciados. Acompanhe!





Mais informações: Planejamento Participativo Regionalizado 

Moradores visitam espaços públicos administrados pela PBH em nova ação do Planejamento Participativo Regionalizado (Matéria publicada no DOM do dia 17/11/2015)

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Fórum de Promoção da Igualdade Racial na Pampulha discutiu a questão da Ditadura da Beleza



“A Ditadura da Beleza” foi o tema do Fórum de Promoção da Igualdade Racial realizado pela Regional Pampulha, no último dia 11, por meio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR). Mais de 100 pessoas participaram do evento que aconteceu no estacionamento da Regional (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís), com a presença de estudantes, funcionários e comunidade.

Para introduzir o tema, o Grupo de Teatro Morro Encena apresentou a peça “O marido que comprou uma bunda a prestação”, projeto contemplado no edital Descentra Cultura 2014 da Fundação Municipal de Cultura, que, de forma crítica e divertida, trata da imposição de um padrão de beleza para as mulheres.

 



O público assistiu ainda à apresentação do Coral Infantil Álvaro Salles, coordenado pela regente Valquíria H. Santos e composto por estudantes da E.E. Deputado Álvaro Salles na faixa etária de oito e nove anos que trouxe repertório voltado para a valorização das tradicionais canções mineiras.




O ponto central do evento foi a roda de conversa com os integrantes do grupo Morro Encena, mediada pelo Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi, em que os adolescentes puderam debater e refletir de forma mais aprofundada sobre a participação dos negros nas artes, nas mídias, no mundo acadêmico por meio do sistema de cotas, sendo ainda apresentados relatos espontâneos de experiências pessoais das atrizes e dos jovens presentes acerca da luta contra a discriminação racial.


Com uma entrada surpresa, o som vigoroso do grupo de percussão Juventude e Polícia, formado por adolescentes da E.E. Deputado Álvaro Salles, fez a plateia delirar. Os integrantes do grupo mostraram desenvoltura na movimentação das baquetas e nos passos ritmados. Enquanto os tambores vibravam, o público dançava e aplaudia a performance.




Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi ressaltou a participação dos estudantes na discussão do tema: “Foi emocionante presenciar jovens, de diversas raças e credos, com o firme propósito de dizer não ao racismo e ao preconceito”, disse.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Aberta nova fase do processo de licitação para a Feira de Convivência do Entorno do Mineirão



O processo de licitação para a Feira de Convivência do Entorno do Mineirão inicia nova fase a partir da próxima semana. Nos dias 04, 05 e 06/11, das 9 às 17h, a Comissão Especial de Licitação estará reunida na sede do Jaraguá Country Club (Rua Amável Costa, nº 07, bairro Jaraguá) para a abertura dos envelopes contendo as propostas de preços dos 383 licitantes habilitados na etapa anterior. Ao final, serão conhecidos os 96 concorrentes que apresentaram a maior oferta. 

“O procedimento de abertura dos envelopes de habilitação foi tranquilo e transcorreu dentro da legalidade. Nossa expectativa é que os licitantes habilitados na etapa anterior compareçam ao local para acompanhar o trabalho”, explicou o Presidente da Comissão Especial de Licitação, Roberto de Assis Nogueira. 

Secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, José Geraldo Prado ressaltou que a Prefeitura está trabalhando para garantir a transparência do processo em todas as suas etapas. Segundo o Secretário, quando a Feira estiver em funcionamento, a população vai usufruir de um espaço agradável com produtos de qualidade.

O Edital 001/2015 da Secretaria Regional Pampulha prevê que a Feira de Convivência do Entorno do Mineirão terá 96 feirantes instalados em quatro locais próximos ao estádio para a comercialização dos seguintes produtos: macarrão na chapa, feijão tropeiro, churrasquinho, sanduíche, batata frita, algodão doce, pipoca, milho verde, além de cerveja, refrigerante, água e suco. 

Nota: Conforme estabelecido no Código de Posturas do Município (Lei nº 8.616/2003 e Art. 90 do Decreto nº 14.060/2010), é exigido que o exercício de atividade no logradouro público, caso das feiras, preceda de licitação. As regras que regulamentam os processos de licitação, bem como seus tipos e modalidades, estão determinadas na Lei Federal nº 8.666/1993.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Centro Cultural Pampulha abre espaço para mais uma exposição de arte



Inspirada em pessoas do convívio do artista e em personagens do universo mítico, a exposição “Espelho do Cotidiano e do Mítico” do artista José da Silva Duarte pode ser apreciada no Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, bairro Urca) até o dia 30/10.

Esta é a primeira exposição que o artista faz e está recebendo muitos elogios. “As pessoas estão gostando. Fiquei muito satisfeito de poder mostrar meu trabalho”, disse. Ele contou que já fez produções para outras instituições e possui um grande acervo pessoal: “Alguns desenhos são criações minhas, outros são cópias de fotos. Às vezes guardo os desenhos, faço doações ou vendo. É um dinheiro extra que entra.”






Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi explicou que um dos trabalhos que o CCP faz é o de mapear os artistas das comunidades da Pampulha e abrir espaço para divulgação de sua arte: “Queremos fomentar a carreira destas pessoas, mostrando o talento delas. O José Duarte estava passando aqui em frente com seus desenhos debaixo do braço; foi a oportunidade para conhecê-lo. É um artista com grande potencial e em franco crescimento, por isso nosso papel é dar apoio e visibilidade”, disse.





Artistas interessados em se cadastrar no Centro Cultural Pampulha para exposições e apresentações artísticas podem fazer contato pelo telefone 3277-9292 ou pelo e-mail ccp.fmc@pbh.gov.br.

O artista

José Duarte desenha desde criança. Já fez curso de desenho anatômico para aprender a desenhar o corpo humano. Autodidata, atualmente utiliza a técnica do cartoon, que aprendeu sozinho. Mas não parou por aí: ele está estudando em casa para aprender a desenhar também animais, além disso, está fazendo um curso de pintura digital para oferecer outros produtos aos clientes. “Quando desenho me sinto bem, representa muita coisa boa, como sentimentos e impressões. As pessoas nunca devem desistir de um sonho, devem lutar sempre. Uma hora acontece.”

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Centro de Convivência Pampulha promoveu o Concurso de Poesias “Piralógicapoética”



Sugerindo no próprio título uma construção poética que ultrapassa a lógica, a razão e a sanidade, o Centro de Convivência Pampulha promoveu, no dia 08/10, no Espaço Cultural Suricato (à Rua Souza Bastos, 175, Floresta), o 1º Concurso de Poesias “Piralógicapoética”. Trinta e oito pessoas, sendo a maioria usuárias dos serviços da Saúde Mental no município, se inscreveram para participar do concurso. As poesias trataram de temas variados como natureza, conflitos existenciais, paisagens, sentimentos, entre outros.


No dia da decisão, compareceram aproximadamente 40 pessoas, entre usuários, familiares, amigos, simpatizantes da Luta Antimanicomial, além dos representantes da PBH que atuam na área da Saúde Mental como alguns gerentes de Centros de Convivência, representante da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, referência da Saúde Mental e gerência de Atenção à Saúde da Pampulha. 


A programação estava bastante diversificada: apresentação musical com a dupla Wagri da Silva Constantino e Helvécio Viana; homenagem ao poeta Vinícius de Moraes feita pela cantora Luna Mattos (foto ao lado) e apresentação do grupo de teatro “Metamorfose” com a intervenção “Louca para falar” (foto maior acima), sob a direção de Helena Soares. A criação e a produção dos cenários ficou por conta dos artistas plásticos Wesllen Ferreira e Valéria Almeida.

Sob a orientação dos artistas plásticos Clarice Steinmüller e Genesco Alves, os usuários do Centro de Convivência Venda Nova trouxeram a exposição de fotografias intitulada “Dando sopa”: enquanto aguardavam o resultado do concurso, o público se divertia na tentativa de formar frases com as letrinhas de macarrão colocadas em cima das mesas.

Foram premiadas três poesias: em 1º lugar, a poesia “Linhas” de Naídna Maria de Souza (do Centro de Convivência Providência); em 2º, a poesia “Da janela da ambulância”Heffy Farôl (do CERSAM Pampulha) e em 3º, a poesia “Fotografia verde” de Eustáquio Martins da Silveira (Centro de Convivência Carlos Prates). Paulo Chagas, um dos participantes do concurso, falou da satisfação que sentiu ao ler sua poesia e ver a reação da plateia: “Eles ficaram furiosos de alegria!”, disse.

Gerente do Centro de Convivência Pampulha e coordenadora geral do evento, Wilma dos Santos Ribeiro explicou: “Nosso objetivo era estimular e despertar nos usuários da saúde mental o desejo de expressarem-se, utilizando como recurso a poesia e também inserir esses cidadãos em outros espaços de manifestação de suas ideias, como o da cultura.”

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

V Mostra EJA na Pampulha incentivou o exercício da cidadania



A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Educação, promoveu, no dia 24 de setembro, na E.M. Dom Orione (Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, nº 500, Ouro Preto) a V Mostra EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas municipais localizadas na região. Com a presença de mais de 400 pessoas entre estudantes, familiares, professores, coordenadores, direção das escolas e comunidade, o evento apresentou os talentos dos estudantes e os trabalhos realizados nas escolas que participam do programa.

Nesta 5ª edição, a Mostra trouxe temas variados como o uso dos espaços urbanos, a valorização do Conjunto Arquitetônico e história da Pampulha, a diversidade social e os anseios da comunidade. Ao percorrer o caminho até o auditório, o público podia contemplar a variedade dos trabalhos produzidos pelos estudantes. Uma maquete da Lagoa da Pampulha incentivou a reflexão a respeito da qualidade das águas. 



Uma chuva de CDs reciclados fez um paralelo entre a produção industrial, o consumismo e suas consequências para o ambiente. Na entrada do auditório, uma criativa composição de sobrinhas tratou da importância da economia no consumo da água. 





Apresentação de dança, artesanatos, desenhos, cartazes com campanhas contra o racismo, respeito aos idosos, cuidado com o meio ambiente, entre outros, foram alguns dos trabalhos expostos. 







Esteve reunido um público diversificado, de diferentes gerações, com destaque para aqueles familiares de estudantes que vivenciam o cotidiano e os espaços das escolas. Com muita criatividade, a estudante da EJA na E.M. Francisca Alves, Rosânia Silva Nascimento, produziu uma versão da música “Pra você” da cantora Paula Fernandes, contando com suas palavras um pouco da arquitetura e história da Pampulha. Com desenvoltura, ela cantou à capela a versão da música. “Fiz o maior sucesso. No dia seguinte fiquei surpresa com o tanto de mensagens pelo celular que recebi de meus amigos”, contou. A estudante falou também sobre a alegria de estar novamente em uma sala de aula: “Parei de estudar há mais de 20 anos. Por causa de minha filha de 5 anos, me senti incentivada a voltar para a escola.”

De acordo com o integrante da equipe de Acompanhamento Pedagógico da EJA na Pampulha, Rogério Duarte Cândido o momento foi de valorização e reflexão. “O evento mostrou o quanto a Educação de Jovens e Adultos é significativa e importante para o exercício dos direitos dos cidadãos. Houve valorização de ideias, críticas construtivas e apresentações artísticas sobre temas diretamente ligados aos interesses da comunidade”, disse.

EJA na Pampulha

Na região da Pampulha, 12 escolas municipais participam do programa. São aproximadamente 800 estudantes, sendo 350 da EJA Juvenil e 450 da EJA Múltiplas Idades. As turmas de EJA Juvenil foram criadas para adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos e as de EJA Múltiplas Idades contempla estudantes a partir dos 19 anos. 

Realizada anualmente em todas as Regionais, a Mostra EJA é composta por trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano e por apresentações artísticas que revelam verdadeiros talentos. Os trabalhos são coordenados pelos professores da EJA e têm o envolvimento de toda a comunidade escolar, desde a direção, coordenadores pedagógicos, incluindo a assessoria da equipe pedagógica da Gerência Regional de Educação e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Academia da Cidade é implantada no bairro São José




Belo Horizonte conta com mais uma Academia da Cidade. A mais recente unidade fica no Espaço BH Cidadania São José (Rua Joaquim José Ribeiro, 50, Manacás), inaugurada no dia 02 de outubro com a participação de 51 alunos.

As primeiras inscrições foram realizadas no dia 1º de setembro de 2015, sendo formadas três turmas com média de 20 alunos. Cada turma pratica as atividades três vezes na semana. A expectativa é que, em breve, a Academia alcance sua lotação máxima, ou seja, 400 alunos por semana.

As inscrições para as novas turmas são realizadas sempre no primeiro dia útil de cada mês. Antes de iniciar as aulas práticas, todos os alunos passam por uma Avaliação Física feita por um profissional de Educação Física. Esta avaliação é necessária para que os professores conheçam a condição física de cada aluno e possam definir o melhor treinamento.

Moradora do bairro São José há 25 anos, Rita de Cássia Barroso da Silveira teve uma ótima impressão das primeiras aulas: “Gostei demais. A professora é muito educada e atenciosa e o lugar também é legal. Eu estava muito enferrujada. Tenho consciência da importância da atividade física, mas só agora é que estou indo para a prática”, disse.

Técnica Superior de Saúde, a educadora física Cristina Pereira Fernandes é a responsável pelas turmas no bairro São José: “A expectativa é que a população goste das atividades e deixe de ser sedentária. Nosso objetivo é que todos cuidem melhor da saúde, diminuindo os fatores de risco de doenças crônicas.”

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Centro de Saúde Serrano promove atividades para a Semana das Crianças



Balões, borboletas e flores coloridas enfeitavam a sala de espera do Centro de Saúde Serrano. Atividades lúdicas e educativas, além de uma grande mesa de balas, doces e outras guloseimas. Foi com toda esta disposição e criatividade que funcionários e conselheiros locais de saúde promoveram uma semana de intensas atividades para as mais de 200 crianças que estiveram na unidade entre os dias 13 e 16/10.

As crianças se divertiram na cama elástica, mesa de totó, piscina de bolinhas e escorregador. Os profissionais da unidade, fantasiados de personagens, distribuíram balas, refrigerante, docinhos e bolo para todos. Os funcionários realizaram brincadeiras que incentivavam o auto cuidado, como a higiene do corpo e dos dentes, além de distribuírem brinquedos doados por moradores do bairro. 


Conselheiro Local de Saúde, Evandro Leite Campos aprovou a iniciativa: "Foi um prazer participar do evento no Centro de Saúde Serrano em comemoração à Semana das Crianças, o que tornou a unidade em um local mais humano e alegre para todos”, disse.


“Nós queríamos um evento voltado não somente para as atividades lúdicas, mas também para trabalhar com as crianças a importância da prevenção e promoção à saúde”, contou a gerente, Cássia Quintão. De acordo com ela, o centro de saúde tem que ser um lugar de integração entre os profissionais de saúde e a comunidade. “Queremos que a comunidade participe das questões voltadas para sua própria saúde, e as crianças nos proporcionam esse vínculo”, explicou.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pampulha intensifica limpeza da orla da Lagoa e seus principais acessos



A limpeza da Orla da Lagoa da Pampulha e seus principais acessos ocorreu no período de 02/09 a 1º/10. A Gerência de Limpeza Urbana da Pampulha contou com 1.172 homens para a realização das tarefas que incluíram: retirada de pichação das placas de sinalização, muros e muretas ao longo da orla, lavação de vias e remoção de cartazes com propaganda irregular. 



As avenidas Otacílio Negrão de Lima e Abrãao Caram, a alça de acesso ao viaduto Oscar Niemeyer, o lote público em frente ao Museu de Arte da Pampulha e a Alameda das Palmeiras foram incluídos na limpeza. O resultado desta ação foi a retirada de 435.700Kg de lixo das ruas, beneficiando não só os moradores da região como também as pessoas que utilizam a orla para atividades esportivas e de lazer.





Gerente de Limpeza Urbana Pampulha, Denilson Pereira de Freitas explicou que o trabalho foi bastante intenso. “A limpeza foi muito ampla, pois incluiu passeios, pistas de cooper e de ciclismo. Além disso melhorou o aspecto do ponto de vista turístico e de segurança. Importante ressaltar que a água utilizada na lavação das vias foi de reuso, retirada do poço artesiano localizado na Rodoviária central”, disse.

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

UPA Pampulha e Centro de Referência em Saúde Mental-Álcool e Drogas recebem obras de reforma para melhorar o atendimento ao público


Dois equipamentos da saúde localizados na região da Pampulha estão passando por obras de reforma e ampliação de seus espaços. São eles a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Pampulha, à Av. Santa Terezinha, nº 515, Santa Terezinha, e o Centro de Referência em Saúde Mental Álcool e Drogas (CERSAM-AD), localizado na Rua Ligúria, nº 70, Bandeirantes.


No CERSAM-AD, a proposta é de ampliação da sala de Observação e a construção de um espaço protegido anexo à guarita, onde serão guardados os pertences dos usuários em Permanência-Dia. A expectativa é que as obras sejam concluídas já no próximo mês. Para a técnica em Enfermagem Rosângela Rodrigues que trabalha no equipamento desde sua inauguração, a obra tem uma importância fundamental: “Vai ampliar o número de leitos para atender a demanda. Com isso, poderemos atender melhor o usuário. Estamos todos na maior expectativa”, disse. A mesma opinião tem a colega Rosângela Renata: “Vai ficar muito bom. Quero que comece a funcionar logo.”


Gerente do CERSAM-AD, Luciene Vasconcelos explicou que a reforma irá trazer muitos benefícios: “A reforma do espaço físico e a sua ampliação vão aumentar o número de leitos para descanso e observação com consequente aumento na oferta para a hospitalidade noturna. A nossa expectativa é que possamos atender parte das demandas cada vez mais crescentes de pacientes graves e com diversas vulnerabilidades que necessitam de um cuidado mais intensivo”, disse.


Já na UPA Santa Terezinha, estão sendo construídos quatro consultórios: dois deles, já finalizados, serão utilizados como consultórios médicos e os outros dois ambientes, ainda em andamento, funcionarão como posto de enfermagem e sala para classificação de riscos. Estagiária do Programa ‘Posso Ajudar?’, Bárbara Márcia Lopes trabalha há apenas dois meses na unidade, mas já percebeu que a obra vai melhorar o atendimento dos pacientes. “O resultado vai vir em pouco tempo. Está meio tumultuado agora, mas mesmo assim estamos conseguindo atender a demanda, que é muito grande.” O porteiro Carlos Fernandes da Silva concorda com a colega: “Vai trazer melhorais para a população.”


Gerente da UPA Pampulha, Raissa Oliveira explicou os benefícios que tanto população quanto funcionários terão, após concluída a reforma da unidade: “Atualmente a sala de classificação de riscos fica dentro da UPA, o que faz com que tenhamos um grande número de pessoas transitando dentro da unidade. Com a conclusão desta obra, será possível reduzir o fluxo de pacientes que circulam no ambiente interno e ainda melhorar a segurança.”


Para a Gerente de Saúde Pampulha, Cláudia Capistrano as reformas são um importante ganho: “A reforma da UPA ajudará a organização do fluxo de paciente e o consultório trará um conforto maior com relação ao atendimento e privacidade, tanto para o profissional quanto para o usuário. Com relação ao CERSAM-AD, a adequação vai ampliar o atendimento da hospitalidade noturna, melhorando nosso cuidado para estes usuários”, explicou. Para ambas as unidades, a previsão de conclusão das obras é até dezembro/2015.