quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Pampulha promove palestra sobre boas práticas alimentares para ambulantes





No ano em que o Conjunto Moderno da Pampulha pode ganhar o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o 26º Show de Fogos da Alterosa promete movimentar um grande público na orla da Lagoa da Pampulha. Para garantir a realização de um evento organizado, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Vigilância Sanitária, promoveu palestra para os feirantes que irão comercializar alimentos durante o espetáculo.


Nos dias 28 e 29/12, 60 feirantes, entre barraqueiros e proprietários de veículos de lanche rápido, estiveram reunidos no auditório da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís) para conhecer as boas práticas que devem ser adotadas na manipulação de alimentos durante os eventos. Os participantes ouviram sobre as normas de segurança alimentar, o acondicionamento correto dos alimentos, cuidados com a manipulação, vestuário adequado das pessoas que estarão nas barracas e os tipos de alimentos que poderão ser comercializados durante o evento. 


Gerente de Vigilância Sanitária, Wagner Cândido explicou que o objetivo é conscientizar os ambulantes sobre atitudes corretas na comercialização de alimentos: “É importante que todos tenham conhecimento das normas de segurança, pois assim diminuímos os riscos da contaminação de alimentos e da transmissão de doenças”, disse. 




A seleção dos ambulantes que irão trabalhar durante o evento foi feita pela TV Alterosa. Este ano, anovidade será a presença de food-trucks para diversificar a oferta de alimentos. Ambulante há mais de 12 anos, Sueli Martins Gonzaga gostou muito da palestra: “Trabalho no show de fogos há cinco anos. A palestra foi esclarecedora, até pra quem não tem experiência. Ambulante é olhado com certo preconceito, por isso temos que agarrar todas as oportunidades de melhorar. Acho que trabalhar com manipulação de alimentos é lidar com vidas, é como se fosse uma receita que pode dar certo ou errado; por isso tem que ter muito cuidado.” 

Toda a operação está organizada para promover o controle urbano e terá a atuação conjunta de outros órgãos públicos como Polícia Militar, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a BHTrans, a Polícia Civil e as equipes de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte. Secretário Regional da Pampulha, José Geraldo Prado ressaltou a atuação da Prefeitura no licenciamento de eventos: “A Prefeitura, juntamente com outros órgãos públicos, tem adotado medidas para garantir que todos os eventos aconteçam de maneira a atender as exigências da lei, oferecerendo ao público entretenimento com segurança”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário