segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Centro de Convivência Pampulha promoveu o Concurso de Poesias “Piralógicapoética”



Sugerindo no próprio título uma construção poética que ultrapassa a lógica, a razão e a sanidade, o Centro de Convivência Pampulha promoveu, no dia 08/10, no Espaço Cultural Suricato (à Rua Souza Bastos, 175, Floresta), o 1º Concurso de Poesias “Piralógicapoética”. Trinta e oito pessoas, sendo a maioria usuárias dos serviços da Saúde Mental no município, se inscreveram para participar do concurso. As poesias trataram de temas variados como natureza, conflitos existenciais, paisagens, sentimentos, entre outros.


No dia da decisão, compareceram aproximadamente 40 pessoas, entre usuários, familiares, amigos, simpatizantes da Luta Antimanicomial, além dos representantes da PBH que atuam na área da Saúde Mental como alguns gerentes de Centros de Convivência, representante da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, referência da Saúde Mental e gerência de Atenção à Saúde da Pampulha. 


A programação estava bastante diversificada: apresentação musical com a dupla Wagri da Silva Constantino e Helvécio Viana; homenagem ao poeta Vinícius de Moraes feita pela cantora Luna Mattos (foto ao lado) e apresentação do grupo de teatro “Metamorfose” com a intervenção “Louca para falar” (foto maior acima), sob a direção de Helena Soares. A criação e a produção dos cenários ficou por conta dos artistas plásticos Wesllen Ferreira e Valéria Almeida.

Sob a orientação dos artistas plásticos Clarice Steinmüller e Genesco Alves, os usuários do Centro de Convivência Venda Nova trouxeram a exposição de fotografias intitulada “Dando sopa”: enquanto aguardavam o resultado do concurso, o público se divertia na tentativa de formar frases com as letrinhas de macarrão colocadas em cima das mesas.

Foram premiadas três poesias: em 1º lugar, a poesia “Linhas” de Naídna Maria de Souza (do Centro de Convivência Providência); em 2º, a poesia “Da janela da ambulância”Heffy Farôl (do CERSAM Pampulha) e em 3º, a poesia “Fotografia verde” de Eustáquio Martins da Silveira (Centro de Convivência Carlos Prates). Paulo Chagas, um dos participantes do concurso, falou da satisfação que sentiu ao ler sua poesia e ver a reação da plateia: “Eles ficaram furiosos de alegria!”, disse.

Gerente do Centro de Convivência Pampulha e coordenadora geral do evento, Wilma dos Santos Ribeiro explicou: “Nosso objetivo era estimular e despertar nos usuários da saúde mental o desejo de expressarem-se, utilizando como recurso a poesia e também inserir esses cidadãos em outros espaços de manifestação de suas ideias, como o da cultura.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário