sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Fórum de Promoção da Igualdade Racial na Pampulha discutiu a questão da Ditadura da Beleza



“A Ditadura da Beleza” foi o tema do Fórum de Promoção da Igualdade Racial realizado pela Regional Pampulha, no último dia 11, por meio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR). Mais de 100 pessoas participaram do evento que aconteceu no estacionamento da Regional (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís), com a presença de estudantes, funcionários e comunidade.

Para introduzir o tema, o Grupo de Teatro Morro Encena apresentou a peça “O marido que comprou uma bunda a prestação”, projeto contemplado no edital Descentra Cultura 2014 da Fundação Municipal de Cultura, que, de forma crítica e divertida, trata da imposição de um padrão de beleza para as mulheres.

 



O público assistiu ainda à apresentação do Coral Infantil Álvaro Salles, coordenado pela regente Valquíria H. Santos e composto por estudantes da E.E. Deputado Álvaro Salles na faixa etária de oito e nove anos que trouxe repertório voltado para a valorização das tradicionais canções mineiras.




O ponto central do evento foi a roda de conversa com os integrantes do grupo Morro Encena, mediada pelo Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi, em que os adolescentes puderam debater e refletir de forma mais aprofundada sobre a participação dos negros nas artes, nas mídias, no mundo acadêmico por meio do sistema de cotas, sendo ainda apresentados relatos espontâneos de experiências pessoais das atrizes e dos jovens presentes acerca da luta contra a discriminação racial.


Com uma entrada surpresa, o som vigoroso do grupo de percussão Juventude e Polícia, formado por adolescentes da E.E. Deputado Álvaro Salles, fez a plateia delirar. Os integrantes do grupo mostraram desenvoltura na movimentação das baquetas e nos passos ritmados. Enquanto os tambores vibravam, o público dançava e aplaudia a performance.




Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi ressaltou a participação dos estudantes na discussão do tema: “Foi emocionante presenciar jovens, de diversas raças e credos, com o firme propósito de dizer não ao racismo e ao preconceito”, disse.

Um comentário:

  1. Estivemos por lá. Foi show. Com programação muito rica. Os alunos do ensino médio da FUNEC de Contagem tiveram o privilégio diante de programação tão rica em um só evento. Parabéns Marcelo Denussi.

    ResponderExcluir