quinta-feira, 26 de novembro de 2015

CRAS Confisco promove Campanha de Valorização da Mulher



“Sou mulher e tenho direito a ter direitos”. Com este tema o CRAS Confisco promoveu, durante os meses de outubro e novembro, a campanha de Valorização da Mulher no CRAS. Foram realizadas atividades voltadas para o público feminino que frequenta o CRAS com o objetivo de informar sobre direitos, estimular o auto cuidado com a saúde, refletir sobre seu papel na sociedade e contribuir para elevar a auto estima. 

No dia 18/11, em torno de 24 mulheres participaram da roda de conversa sobre Valorização do Tempo com a técnica da Coordenadoria dos Direitos da Mulher (COMDIM), Adriana Silveira. Reflexões sobre os diferentes papeis que a mulher exerce na sociedade e dicas de como otimizar o tempo foram alguns dos assuntos tratados. “Valorizar o tempo é valorizar a nós mesmas. É importante separar tempo para trabalho, lazer e descanso tanto da mente quanto do corpo. Isso vai nos permitir descobrir formas de viver melhor, aproveitar bem o tempo e aprender com as experiências”, explicou. 

Para finalizar, cada participante fez o seu Relógio 24 Horas, um gráfico bem simples que permitiu que cada uma analisasse o tempo dedicado às diversas atividades do dia a dia, identificando se há equilíbrio na distribuição do tempo. Frequentadora das atividades do CRAS, Iraci Pereira Fernandes, 75 anos, achou muito boa a palestra e contou que se divertiu bastante: “Achei tudo muito bom. Colorir o relógio me ajudou a enxergar melhor o meu dia. Descobri que durmo demais mas também tenho tempo para o autocuidado!”, disse. 

Outras ações no CRAS 

Iniciada em outubro, a Campanha de Valorização da Mulher no CRAS realizou outras atividades. No dia 28/10, houve oficina de artesanato coordenada pelas técnicas do CRAS Flávia Santos e Gleice Duarte. Com as orientações da oficineira Luciana, usuária do CRAS, as participantes elaboraram painéis que expressaram o real significado da mulher na sociedade. A atividade proporcionou a reflexão acerca dos direitos, deveres e desafios conquistados pelas mulheres. No dia 11/11, houve palestra sobre Autoconhecimento com a terapeuta holística Shirley Lima. E no dia 24/11, o Centro de Saúde Confisco promoveu uma roda de conversa sobre Os Cuidados Específicos para a Saúde da Mulher. A enfermeira Ângela e a fisioterapeuta Lidiany trataram sobre higiene íntima feminina; as principais doenças que afetam a saúde da mulher como o câncer de mama e o de colo uterino; informações sobre DST e incontinência urinária; orientações sobre a prevenção de doenças por meio de exames como o Papanicolau, mamografia, consultas regulares e atividade física. 

Coordenadora do CRAS Confisco, Ana Cristina Mendes Cardoso explicou que a grande maioria das famílias atendidas pelo CRAS são chefiadas por mulheres, o que motivou a criação da Campanha de Valorização da Mulher: “Pensamos em discutir temas de interesse deste público, refletindo além da questão da saúde da mulher. O objetivo geral foi contribuir na promoção do protagonismo destas mulheres atendidas pelo equipamento, pensando que, ao fortalecer a mulher, alcançamos a família como um todo.“

Nenhum comentário:

Postar um comentário