sexta-feira, 23 de outubro de 2015

V Mostra EJA na Pampulha incentivou o exercício da cidadania



A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Educação, promoveu, no dia 24 de setembro, na E.M. Dom Orione (Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, nº 500, Ouro Preto) a V Mostra EJA (Educação de Jovens e Adultos) das escolas municipais localizadas na região. Com a presença de mais de 400 pessoas entre estudantes, familiares, professores, coordenadores, direção das escolas e comunidade, o evento apresentou os talentos dos estudantes e os trabalhos realizados nas escolas que participam do programa.

Nesta 5ª edição, a Mostra trouxe temas variados como o uso dos espaços urbanos, a valorização do Conjunto Arquitetônico e história da Pampulha, a diversidade social e os anseios da comunidade. Ao percorrer o caminho até o auditório, o público podia contemplar a variedade dos trabalhos produzidos pelos estudantes. Uma maquete da Lagoa da Pampulha incentivou a reflexão a respeito da qualidade das águas. 



Uma chuva de CDs reciclados fez um paralelo entre a produção industrial, o consumismo e suas consequências para o ambiente. Na entrada do auditório, uma criativa composição de sobrinhas tratou da importância da economia no consumo da água. 





Apresentação de dança, artesanatos, desenhos, cartazes com campanhas contra o racismo, respeito aos idosos, cuidado com o meio ambiente, entre outros, foram alguns dos trabalhos expostos. 







Esteve reunido um público diversificado, de diferentes gerações, com destaque para aqueles familiares de estudantes que vivenciam o cotidiano e os espaços das escolas. Com muita criatividade, a estudante da EJA na E.M. Francisca Alves, Rosânia Silva Nascimento, produziu uma versão da música “Pra você” da cantora Paula Fernandes, contando com suas palavras um pouco da arquitetura e história da Pampulha. Com desenvoltura, ela cantou à capela a versão da música. “Fiz o maior sucesso. No dia seguinte fiquei surpresa com o tanto de mensagens pelo celular que recebi de meus amigos”, contou. A estudante falou também sobre a alegria de estar novamente em uma sala de aula: “Parei de estudar há mais de 20 anos. Por causa de minha filha de 5 anos, me senti incentivada a voltar para a escola.”

De acordo com o integrante da equipe de Acompanhamento Pedagógico da EJA na Pampulha, Rogério Duarte Cândido o momento foi de valorização e reflexão. “O evento mostrou o quanto a Educação de Jovens e Adultos é significativa e importante para o exercício dos direitos dos cidadãos. Houve valorização de ideias, críticas construtivas e apresentações artísticas sobre temas diretamente ligados aos interesses da comunidade”, disse.

EJA na Pampulha

Na região da Pampulha, 12 escolas municipais participam do programa. São aproximadamente 800 estudantes, sendo 350 da EJA Juvenil e 450 da EJA Múltiplas Idades. As turmas de EJA Juvenil foram criadas para adolescentes na faixa etária de 15 a 18 anos e as de EJA Múltiplas Idades contempla estudantes a partir dos 19 anos. 

Realizada anualmente em todas as Regionais, a Mostra EJA é composta por trabalhos desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano e por apresentações artísticas que revelam verdadeiros talentos. Os trabalhos são coordenados pelos professores da EJA e têm o envolvimento de toda a comunidade escolar, desde a direção, coordenadores pedagógicos, incluindo a assessoria da equipe pedagógica da Gerência Regional de Educação e o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Nenhum comentário:

Postar um comentário