segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Reunião na Pampulha encerra primeira rodada do Balanço do Planejamento Parcipativo Regionalizado



Cerca de 200 moradores da região da Pampulha participaram na quinta-feira, dia 19, da reunião de balanço do Planejamento Participativo Regionalizado, realizada na Escola Municipal Júlia Paraíso, no bairro Alípio de Melo. Com o encontro da Pampulha, as reuniões do PPR chegaram até agora a nove territórios da cidade, tendo passado em todas as regiões de Belo Horizonte. O último evento reuniu moradores do território Pampulha 4 (P4), que inclui os bairros Alípio de Melo, Confisco, Conjunto Celso Machado, Itatiaia, Jardim Alvorada, Jardim São José, Manacás, Santa Terezinha, Serrano, Urca, Vila Antena Montanhês, Vila Jardim Alvorada, Vila Jardim Montanhês, Vila Jardim São José e Vila Santo Antônio Barroquinha, além de parte do bairro Inconfidência.

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão, apresentou, durante a reunião, o status de algumas das 101 propostas levantadas pelos moradores do território P4 nos encontros do PPR realizados em 2011. Entre as sugestões apresentadas está a implantação da pista exclusiva de ônibus na Avenida Pedro II, uma das principais vias de acesso aos bairros do território, demanda já atendida pela Prefeitura. 



Na ocasião, Josué Valadão também pontuou algumas realizações da administração municipal na região, como obras de infraestrutura e implantação de serviços públicos. Ao final da explanação, o secretário de Obras, acompanhado pelo secretário regional, José Geraldo Prado, e por outros gestores da PBH, respondeu questionamentos do público presente.

O secretário municipal adjunto de Gestão Compartilhada, Gelson Leite, destacou a importância do Planejamento Participativo Regionalizado e explicou que a Prefeitura busca, de forma permanente, trazer o cidadão para mais perto da administração municipal. “Esta reunião é uma oportunidade para que as pessoas que não participaram das reuniões do PPR em 2011 possam conhecer este programa e entender que a Prefeitura precisa muito da ajuda da população para fazer as coisas certas”, disse. A importância da participação efetiva dos cidadãos também foi destacada por Arlete Pessoa, moradora do bairro Alípio de Melo há 37 anos. “O perfil da população vem mudando e o que vemos é uma comunidade cada vez mais interessada em participar. Esta participação é o que ajuda qualquer administrador a cuidar bem de sua cidade”, salientou.

Apresentação Cultural dos estudantes da E.M. Júlia Paraíso

O PPR, lançado pela PBH em 2011, visa incorporar o conceito de planejamento em médio e longo prazo entre os moradores da capital mineira. Para a realização da iniciativa, a Prefeitura tomou como referência os 40 Territórios de Gestão Compartilhada (TGCs) nos quais a cidade é dividida, levantando e analisando, durante as dezenas de reuniões realizadas em 2011 e em 2012, cerca de 2.500 propostas apresentadas pelos cidadãos de cada localidade. A próxima reunião do PPR, que vai passar pelos 40 territórios da cidade até maio do ano que vem, será realizada no território Norte 3 (N3), na terça-feira, dia 24, às 19h, na Escola Municipal Tristão da Cunha (rua Doutor José Ferolla, 80, bairro Planalto).

Metodologia de acompanhamento

De acordo com a metodologia de monitoramento e acompanhamento das propostas, que está sendo apresentada durante as reuniões em cada um dos territórios, os moradores poderão consultar o status das sugestões apresentadas por meio de diversos canais, que envolvem atendimentos presenciais, telefônicos e consultas ao Portal da Gestão Compartilhada (gestaocompartilhada.pbh.gov.br). No caso da região da Pampulha, o plantão de atendimento do PPR será feito na secretaria regional (Avenida Presidente Antônio Carlos, 7.596, bairro São Luís), pessoalmente ou pelo telefone 3277-7927. As informações sobre as ações do programa em cada território, bem como as agendas de reuniões do PPR, também podem ser acompanhadas pelo Portal da Gestão Compartilhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário