segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Estudantes da UMEI Santa Amélia conhecem a obra do artista Ricardo Ferrari



Alegria é o sentimento que representa o encontro do pintor e escultor Ricardo Ferrari com os estudantes da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Santa Amélia (Rua Manuel Eustáquio, 65, Jardim Atlântico). No dia 08/10, o artista esteve na escola para um bate papo com as crianças sobre a sua arte. Participaram em torno de 360 crianças.

Assentadas no chão, as crianças eram um alvoroço só ao ver ali, tão próximo, o artista que as inspirou a produzir obras de arte. Algumas gritavam e acenavam para o artista, outras, um pouco mais tímidas, apenas sorriam. Quando a diretora da escola perguntou para a meninada quem queria fazer uma pergunta para o homenageado, todas as crianças levantaram as mãos. A sabatina começou: “Qual é a sua cor favorita? Qual é a sua brincadeira favorita?”. Em meio a tantas indagações, uma em especial, chamou a atenção do artista: “Porque você pinta os olhos e não as bocas e narizes?”. Poeticamente o artista respondeu: “A boca pode falar mentiras, mas os olhos não mentem”.

A ida do artista Ricardo Ferrari à UMEI Santa Amélia é uma atividade do projeto Arte e Cultura, que promove uma aproximação entre as crianças e o mundo das artes e da literatura. “As crianças se identificaram muito com as pinturas do Ricardo. Nós o trouxemos aqui para contar como era o brincar de antigamente e como é hoje”, explicou a diretora da UMEI Santa Amélia, Vera Vieira, enaltecendo a obra do artista por tematizar as brincadeiras da infância. A diretora também destacou o comprometimento dos pais, que ajudaram as crianças no desenvolvimento do projeto e a importância das artes na educação. “Nossa intenção é aproximar a obra, o trabalho artístico, de pessoas que, normalmente, não têm a oportunidade de ir a galerias de artes e ou a museus”, afirmou.

Autodidata, Ricardo Ferrari trabalha há mais 30 anos com artes plásticas e explica que não vê em seus quadros uma proposta definitiva. “Eu não penso se vai representar algo. Nas pinturas, eu faço as coisas que gosto, pois pra mim é uma brincadeira”. O artista ainda acrescentou que “a escola cumpre bem o seu papel quando as crianças estão felizes”, por não ter visto ali nenhum aluno triste, e agradeceu a homenagem ressaltando “não haver prêmio maior”.

Projeto Arte e Cultura

Criado em 2012, o projeto Arte e Cultura faz parte da proposta político-pedagógica da UMEI Santa Amélia. Todos os anos, a escola elege um escritor e um artista plástico, promovendo a aproximação entre as crianças e o mundo das artes e da literatura. Depois de terem contato com o trabalho do artista, as crianças fazem uma releitura de suas obras por meio de pintura e poesia. Ao final, os artistas são convidados a irem à escola para um bate-papo com as crianças, conhecerem os trabalhos que elas produziram e, sempre que possível, expor seu trabalho (pinturas, esculturas etc.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário