quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Pais e estudantes da rede municipal de educação visitam Museu de Artes e Ofícios



Familiares e estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Carmelita Carvalho Garcia, região da Pampulha, participaram de uma visita ao Museu de Artes e Ofícios, realizada pelo Programa Família-Escola, no dia 30/10.

Durante o passeio, os participantes conheceram os espaços do museu como os Ofícios do Transporte, Ofícios do Comércio, Ofícios da Terra, o Jardim das Energias, Ofícios da Conservação e Transformação dos Alimentos, entre outras exposições. O grupo foi conduzido por uma equipe do programa educativo “Trilhas e Trilhos”, capacitada para orientar e direcionar os visitantes pelo universo histórico e extraordinário do acervo.

A estudante Maria Lúcia de Oliveira Cunha se encantou com a excursão: “Conheci instrumentos que eram utilizados pelas gerações antigas. Sugiro que outros estudantes também conheçam este acervo”, disse. Pai de um dos alunos, Alex da Silva Bernardes gostou do que viu: “Foi uma visita muito boa. Certamente eu voltaria mais vezes para novas experiências”, afirmou.

Gerente Regional do Programa Bolsa Escola Pampulha, Wânia Maria de Carvalho Costa pontuou os objetivos da visita ao Museu de Artes e Ofício: “A intenção é oferecer às famílias uma ação educativa, proporcionando aos participantes a oportunidade de conhecer a riqueza da produção popular, os ofícios e as artes que originaram algumas das profissões contemporâneas”, finalizou.

Museu de Artes e Ofício

Instalado no prédio da Estação Ferroviária Central de Belo Horizonte desde janeiro de 2006, o Museu de Artes e Ofícios é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios no Brasil. Possui mais de dois mil objetos, instrumentos e utensílios de trabalho do período pré-industrial brasileiro. É uma iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutiérrez (ICFG) e, atualmente, seu acervo se encontra em processo de tombamento pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário