segunda-feira, 17 de novembro de 2014

CRAS Novo Ouro Preto promove 1ª Mostra Cultural



Música no ar. Famílias se divertindo, comendo pipoca e algodão doce, apreciando as atrações de dança, teatro e exposição. Em clima de animação, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Novo Ouro Preto promoveu, no dia 25/10, no pátio da Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua Arnaldo Bueno Azevedo, 517, Ouro Preto), a 1ª Mostra Cultural do Ouro Preto. Compareceram em torno de 300 pessoas, entre convidados, funcionários e usuários dos serviços prestados pelo CRAS.

A programação estava intensa e contou com o apoio dos parceiros do território. Foi reservado o espaço para criança pequena com diversos brinquedos, palhaço de perna-de-pau e oficina de pintura facial, realizadas pela equipe da Providência Nossa Senhora Aparecida. Houve apresentação de dança sênior dos usuários dos centros de saúde Ouro Preto e Dom Orione, coordenados pelo Núcleo de Apoio à Família na Pampulha (NASF-P). Brincadeiras interativas para crianças e adolescentes conduzidas pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. Apresentação da peça “Nós, a família” com o grupo teatral da Secretaria Municipal de Assistência Social e de esquete teatral com o grupo de Agentes Comunitários de Saúde do Centro de Saúde Ouro Preto. Para finalizar com chave de ouro, o público assistiu a apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte com o regente Sylvio Francisco do Nascimento.

Composto por 25 idosos residentes no bairro, o Grupo de Convivência da Terceira Idade apresentou um repertório de músicas antigas e preparou a exposição “Memórias”, com fotos e objetos recordando a história de vida da comunidade. O trabalho foi coordenado pelo CRAS em parceria com o programa Arena da Cultura da Fundação Municipal de Cultura. Residente no bairro há mais de 43 anos, Geralda Cardoso de Jesus participa do Grupo de Convivência e contou emocionada, sobre a preparação da exposição: “Cada um de nós resgatamos objetos que fizeram parte de nossa história. Para mim, foi emocionante refazer esta boneca de pano que traz à memória o carinho de minha mãe enquanto éramos crianças.” Para Geralda, a convivência com os demais colegas de grupo é muito gratificante: “No grupo me sinto em casa. Acho ótimo participar dos passeios, da ginástica, enfim, de todas as atividades. É bom para a mente e para o físico”, disse.

Coordenadora do CRAS Novo Ouro Preto, Alessandra de Sousa Figueiredo explicou que, há aproximadamente 1 ano e meio, os encontros da Comissão de Coordenação Local do bairro foram retomados de forma sistemática, envolvendo mais seus integrantes. Como fruto desta parceria, 1ª Mostra Cultural do Ouro Preto trouxe a marca da contribuição dos diversos parceiros, agregou conhecimento e fortaleceu mais este espaço intersetorial: “Tivemos famílias inteiras, avós, pais, filhos, se divertindo e interagindo. Acreditamos ser este um dos objetivos da Política de Assistência Social: promover de forma lúdica e prazerosa a troca de experiências entre gerações, possibilitando o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário