quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Mais um ponto limpo é implantado na Pampulha



Com o objetivo de recuperar uma área degradada e eliminar a deposição irregular de lixo e entulho próximo ao Parque Ecológico Enseada das Garças, a Prefeitura de Belo Horizonte implantou, no dia 08/10, mais um Ponto Limpo na região da Pampulha. A ação foi realizada na Avenida Francisco Negrão de Lima, no entorno do referido Parque Ecológico, e envolveu a Regional Pampulha, por meio das gerências de Limpeza Urbana e de Manutenção, a Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) e o Programa de Saneamento e Recuperação Ambiental da Bacia da Pampulha (Propam).

A área era alvo constante de deposições clandestinas de lixo e entulho. A fim de conscientizar os moradores do entorno e usuários da Unidade de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) mais próxima, técnicos da SLU realizaram campanhas educativas. Concomitantemente foi feita a capina e remoção do entulho depositado irregularmente no local, a recuperação do talude com plantio de grama, a instalação de uma placa educativa para inibir as deposições irregulares, além do plantio de oito árvores no local das espécies sete-cascas, cássia-rosa, marinheiro, mogno e saboneteira. Nos próximos dias, todo o entorno do parque receberá o plantio de mais 120 mudas de árvores de diversas espécies.

Engenheiro Florestal e coordenador do Centro de Educação Ambiental do Propam (CEA/ Propam) Edinilson dos Santos explicou que esta é mais uma ação da Prefeitura de Belo Horizonte que busca resolver os problemas específicos relacionados à poluição da Lagoa da Pampulha: “A deposição irregular de lixo e entulho da construção civil reflete de maneira direta na preservação da Lagoa da Pampulha, uma vez que o carreamento e deposição desses resíduos no leito da Lagoa implicam em seu assoreamento, considerado hoje um dos principais motivos de sua degradação.”

Gerente de Limpeza Urbana na Pampulha, Osvaldo do Carmo Machado destacou o importante papel das URPVs espalhadas na cidade: “A população precisa compreender que não justifica fazer deposição clandestina quando pode-se utilizar a URPV Garças localizada na mesma avenida (Rua Renato Fontaine, nº 20, esquina com Ave. Francisco Negrão de Lima; telefone 3277-7360). Ali é o local adequado para onde devem ser levados os pequenos volumes oriundos de reformas, podas, materiais recicláveis, além de bagulhos volumosos como os móveis e eletrodomésticos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário