quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Jardim Alvorada recebe mutirão de limpeza contra a dengue



A Regional Pampulha, por meio das gerências de Limpeza Urbana e Controle de Zoonoses e com o apoio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), realizou, no dia 01/10, um mutirão de limpeza para o combate à dengue no bairro Jardim Alvorada. Participaram 12 garis, sete Agentes de Combate a Endemias (ACE) e 01 encarregado, com o apoio de seis caminhões para recolhimento dos resíduos, beneficiando uma população de 2.600 pessoas aproximadamente.

Para que a população fizesse o descarte corretamente, foi realizada uma campanha educativa nos dias 29 e 30 de setembro pela equipe de ACEs que circularam pelas ruas do bairro, alcançando em torno de 620 moradias. Os moradores receberam panfletos informativos e orientações sobre o tipo de material que seria recolhido. O trabalho de mobilização alcançou resultados positivos. Foram recolhidas 12,48 toneladas de materiais encaminhadas para o aterro sanitário de Maquiné. Os principais resíduos recolhidos foram garrafas do tipo pet e de vidro, pneus, móveis, latas e eletrodomésticos usados. 

Bióloga e coordenadora de Zoonoses na área de abrangência do Centro de Saúde Jardim Alvorada, Daniela Barros acha que a rotina das campanhas tem contribuído para diminuir a quantidade de lixo recolhido: “A população responde bem às campanhas. Observamos que as pessoas estão descartando bastante os inservíveis, ou seja, aqueles recipientes que podem acumular água e se tornarem foco de dengue.”

Gerente de Limpeza Urbana na Pampulha, Osvaldo do Carmo Machado explicou o funcionamento do serviço de coleta: “A cada mutirão, fica evidenciado que parte da população ainda permanece com os antigos hábitos de armazenar em casa e nos quintais, bagulhos diversos, principalmente recipientes que retêm água. Nesta área, a Prefeitura de Belo Horizonte presta o serviço regular da coleta de lixo domiciliar e comercial nas segundas, quartas e sextas, oferecendo alternativa para destinação dos outros tipos de resíduos, como poda de jardins, sobras de reformas, bagulhos volumosos, móveis e eletrodomésticos, materiais recicláveis. Todos esses materiais podem ser destinados para a URPV São José (rua Cristiano Pereira Salgado, 200, quase esquina com av. João XXIII), ou para a URPV Castelo (rua Castelo de Veiros, 315, com av. Atlântica, bairro Castelo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário