sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Coordenadoria de Defesa Civil sensibiliza servidores da Pampulha para situações de desastres



Mais de 40 servidores da Regional Pampulha estiveram reunidos, no dia 28/10, no auditório da Regional (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís) para participar da sensibilização sobre situações de desastres, promovida pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC).

Coordenador de Defesa Civil no município, o Coronel Alexandre Lucas esclareceu o conceito de Defesa Civil e apresentou dados gerais dos mais recentes desastres ocorridos no Brasil e em Belo Horizonte: “Defesa Civil somos todos nós que fazemos parte deste sistema de ações de prevenção, assistência, resposta e recuperação. Por isso, o envolvimento de todos é fundamental para um atendimento eficaz em situações de desastres.”

Assistente Social na Prefeitura de Belo Horizonte, Rosângela Gomes da Silva exibiu o vídeo “Somando forças com a região Serrana do Rio de Janeiro” e relatou sobre sua experiência de trabalho após o desastre de 2011, quando toda a região foi atingida por fortes chuvas. “Foi a situação mais dramática e mais rica que já vivi em minha vida, que mudou a forma de ver as coisas. Desastre tem a ver comigo, com você e com todos nós. Preciso entender que sou parte de um processo de resposta para amenizar a dor do outro”, disse.

A seguir, a psicóloga do CRAS Vila Biquinhas, Dalila Marques, falou sobre sua atuação na área de assistência social no desastre do viaduto Guararapes em Belo Horizonte ocorrido em junho de 2014. “Foi a primeira vez que atuei em uma situação de desastre. Pra mim, parecia um ambiente de guerra. Meu trabalho ali foi auxiliar para diminuir o sofrimento da família. Saí de lá mais fortalecida como pessoa e como profissional.”

Para finalizar o encontro, o coronel Alexandre Lucas ressaltou a importância de que todos devem conhecer o Plano de Contingência para Enfrentamento de Desastres no Município de Belo Horizonte, alertando ainda para a necessidade de cada um estar de prontidão e agir dentro de sua capacidade: “O grande desafio que enfrentamos é a assistência humanitária. Precisamos de pessoas para servir pessoas.” Gerente do Distrito Sanitário Pampulha, Cláudia Capistrano parabenizou à COMDEC pela iniciativa: “Este encontro foi muito produtivo e esclarecedor. Enquanto servidores, ganhamos um presente bem no dia em que comemoramos o Dia do Servidor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário