terça-feira, 11 de novembro de 2014

Pacientes diabéticos participam de projeto em Centro de Saúde na Pampulha



O Centro de Saúde Padre Joaquim Maia (Rua Boaventura, 190, Liberdade) abriu espaço para o desenvolvimento do projeto “Educação em Diabetes” que incentiva os pacientes diabéticos a praticarem exercícios de alongamento para ganho de mobilidade nos pés. O projeto acompanhou, durante três meses, 20 usuários portadores de Diabetes Mellitus há mais de dez anos.

O projeto “Educação em Diabetes” é o tema da dissertação de mestrado da pesquisadora, professora e fisioterapeuta Luciana Sucasas Vani, mestranda em Educação em Diabetes do Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte. Em seu trabalho como fisioterapeuta, Luciana percebeu a importância de incentivar a prática de exercícios de alongamentos para melhorar a mobilidade dos pés dos pacientes diabéticos. “A prática do alongamento de membros inferiores é capaz de aumentar amplitudes de movimentos dos pés, que é muito importante para pacientes com diabetes, pois diminui os riscos de desenvolvimento de úlceras”, explicou.

Os encontros aconteceram semanalmente, com a duração de 1h30 em que eram aplicadas dinâmicas de interação e orientação dos participantes para os exercícios de aquecimento, alongamento e esfriamento dos pés. Os pacientes aprenderam ainda sobre os cuidados com a alimentação, importância da prática de atividades físicas e novas maneiras de se aplicar a insulina.

Participante do projeto, Marinete Zeferina do Amaral comentou sobre a melhora que teve na saúde. “Antes eu fazia tudo errado, agora não. Esse projeto me mostrou como é importante exercitar os pés”, disse. A experiência foi positiva também para a usuária Maria Lúcia Ferreira: “A partir deste projeto, eu comecei a cuidar mais de mim”.

Gerente do C.S. Padre Joaquim Maia, Eliane Spíndola se impressionou com o interesse dos pacientes. “Não imaginei que houvesse uma grande adesão a esse projeto. Mas a participação foi surpreendente. A nossa vontade agora é ampliar e implantar essas atividades nas reuniões mensais com os demais pacientes diabéticos do centro de saúde”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário