quarta-feira, 29 de junho de 2016

Fórum Regionalizado Família Escola reúne mais de 170 pessoas na Pampulha



Uma tarde de muitas atrações e informação. Assim transcorreu a tarde do dia 20 de junho, quando foi realizado o Fórum Regionalizado Família Escola da Pampulha que contou com a presença de cerca de 173 pessoas, entre pais e responsáveis de estudantes, professores e funcionários das escolas municipais da Pampulha.

Ao fazer a abertura do evento, a Gerente Regional de Educação, Romênia Ayla de Morais agradeceu a presença de todos, ressaltando a importância da realização do Fórum: “Este evento proporciona o diálogo entre as famílias e os gestores da educação”, disse. A seguir, o público foi agraciado com um festival de talentos protagonizado pelos estudantes, coordenadores e monitores do Programa Escola Integrada: a estudante do 3º ciclo na E.M. Ignácio de Andrade Melo, Antônia Eduarda Remigio cantou a música “A Noite – Tiê”; o grupo Flautistas do Amanhã formado por 15 estudantes apresentou duas músicas com flauta doce e o grupo de dança TOF, com coreografia de oito estudantes, ambos da E.M. Professora Alice Nacif; declamação da poesia “Orar” pelos estudantes Brenda Natieli Teodoro e João Vitor Rodrigues Duarte da E.M. Carmelita Carvalho Garcia.

Secretário da Regional Pampulha, José Geraldo Prado ficou satisfeito com a significativa participação das famílias no Fórum: “Isso demonstra a importância da parceria família e escola. Agradeço a equipe da Educação na Pampulha pela organização deste esse evento fantástico, com excelente participação de gente para somar e ajudar. Esse é o caminho: incentivar nossos filhos para que ajudem a construir uma cidade melhor para todos.”

A seguir, o educador e contador de histórias Júlio Machado falou sobre o tema “Família e Escola: Parceiros na Educação”. Ressaltou a necessidade de se promover na prática a integração entre as famílias e a escola. Para Júlio, o discurso “escola ensina e a família educa” parece não atender mais às necessidades do momento, pois estes papéis estão cada vez mais embaralhados. “Nunca um lado precisou tanto do outro. Parceria não é transferência de responsabilidades. Em tempos de aceleradas mudanças, cabe aos pais e educadores uma atenção redobrada ao cuidado e ao cultivo dos valores fundamentais para o sucesso escolar e a realização pessoal e profissional dos jovens. Por isso, cada um tem que saber qual é o seu papel.” 


Enquanto os pais usufruíam de um momento de reflexão e debate, os filhos participavam da Oficina de Crianças. A criançada se divertiu com o teatro de fantoches, desenhos, colagens e pintura. Antes da confraternização, mais uma surpresa: a peça teatral “Dentilândia” que trata sobre saúde bucal, foi adaptada e representada por monitores do Programa Saúde na Escola na Pampulha. 




Mãe e membro do Colegiado Escolar da E.M. Marlente Pereira Rancante, Valquíria Soares Nicoli achou que o Fórum foi especial: “Tarde feliz e gratificante. Participo de todos os fóruns, este me surpreendeu pela formação e aumento de familias participantes. Não quero mais participar de fóruns apenas para ouvir reclamações. Cada família é uma onda capaz de fazer diferença positiva na educação.”

Gerente do Programa Bolsa-Escola/ Família Escola na Pampulha, Wânia Maria de Carvalho Costa explicou que Fórum superou as expectativas de público e cumpriu seu objetivo: “Acreditamos na parceria família e escola e que a participação da família no dia a dia escolar pode fazer toda a diferença para a aprendizagem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário