segunda-feira, 27 de junho de 2016

Parceria com imobiliárias reforça os cuidados na prevenção contra a dengue na região da Pampulha




As ações para o combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti continuam. Na região da Pampulha, de janeiro a abril, já foram realizados 13 mutirões ampliados, operação Pente Fino em residências e seis mutirões pontuais, ou seja, o retorno às áreas já trabalhadas, com enfoque em locais estratégicos para eliminação dos chamados criadouros permanentes, como é o caso dos imóveis de acumuladores e pontos de acúmulo de inservíveis. 

Recentemente, uma nova estratégia foi adotada para ampliar o controle do vetor: a entrada em imóveis que estão sob a responsabilidade de imobiliárias para aluguel ou venda. Para que a ação alcançasse resultados efetivos, imobiliárias na região foram contatadas e sensibilizadas para a importância de se vistoriar imóveis fechados com potenciais focos de proliferação de mosquitos. As imobiliárias Rio Doce Imóveis, no bairro Santa Amélia; Rede Morar Memphis Imóveis, nos bairros Jaraguá e Castelo; Prolar Net Imóveis, no Castelo e Ei! Consultoria Imobiliária, no Jaraguá, responderam positivamente, liberando as chaves de 14 imóveis para serem vistoriados.

A equipe, composta por 02 agentes de controle de endemia (ACEs), 02 agentes da Defesa Civil e pelo gerente de Controle de Zoonoses na Pampulha, realizou, nos dias 13 e 20/06, seis vistorias. Foram encontrados criadouros em ralos, vasos sanitários destampados, calhas, vasos de plantas, dentre outros. Não houve a retirada de nenhum material ou objeto dos imóveis. Os inservíveis maiores, como barris e tambores que podiam acumular água foram tratados com larvicida, já os menores foram removidos para local coberto no próprio imóvel. Por questão de prevenção, cinco imóveis receberam o tratamento com aplicação de larvicida, mesmo sem a presença de focos. Sete imóveis serão vistoriados futuramente, durante a visita dos ACE’s da área de abrangência na rotina de suas atividades. Houve apenas uma recusa de vistoria.

Gerente de Controle de Zoonoses na Pampulha, Antônio Willie de Paula explicou que as imobiliárias foram muito receptivas: “O contato com as imobiliárias foi muito tranquilo. Todos se mostraram super atenciosos e colaboraram bastante com o nosso trabalho. Esta é mais uma ferramenta para combater a proliferação do mosquito na região da Pampulha. Por isso, é muito importante a atuação conjunta.” A próxima vistoria está programada para o dia 27/06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário