segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Pampulha promove capacitação de ambulantes para o show de fogos na virada do ano




Tendo se tornado uma festa tradicional na capital mineira, o show de fogos da Alterosa movimenta um grande público na virada do ano, na orla da Lagoa da Pampulha. Para garantir a realização de um evento organizado, a Regional Pampulha promoveu uma capacitação para os feirantes que irão comercializar alimentos durante o 25º Show de Fogos da Alterosa.

A capacitação reuniu 50 feirantes no dia 22/12, no auditório da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís) e teve a colaboração de diversos órgãos públicos. Pela manhã, os participantes ouviram sobre as normas de segurança alimentar, o acondicionamento correto dos alimentos, cuidados com a manipulação, vestuário adequado das pessoas que estarão nas barracas e os tipos de alimentos que poderão ser comercializados durante o evento. Gerente de Vigilância Sanitária, Wagner Cândido explicou que o objetivo é conscientizar os ambulantes sobre atitudes corretas na comercialização de alimentos: “É importante que todos tenham conhecimento das normas de segurança, pois assim diminuímos os riscos da contaminação de alimentos e da transmissão de doenças”, disse.

À tarde, os participantes receberam orientações relacionadas à questão urbanística e de segurança pública. Gerente de Limpeza Urbana Pampulha, Osvaldo do Carmo Machado explicou como é feita a limpeza durante e após o evento, orientando sobre a necessidade de se acondicionar o lixo, o correto descarte de objetos cortantes, sobras de alimentos e do óleo utilizado. “Não temos como fugir da responsabilidade do lixo produzido em casa ou em eventos. É importante que todos tenham a consciência de acondicionar corretamente os resíduos a fim de evitar crimes ambientais, como o descarte de óleo na lagoa e o risco de acidentes com o público ou com os garis que fazem a limpeza depois do evento.”


A seguir, o Tenente Nunes do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) passou instruções quanto à prevenção de incêndios, cuidados para evitar o vazamento de gás, importância do uso de mangueiras novas, etc. Representante da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o Tenente André alertou sobre a necessidade de evitar o uso de objetos e utensílios que podem se tornar armas, o cuidado com o dinheiro no caixa, respeito ao horário, entre outras questões de segurança. Os participantes receberam ainda orientações sobre o fechamento do trânsito e acessos para o local do evento, dadas pelo Tenente Sales do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTrans) e sobre os pontos de iluminação que serão disponibilizados para as tendas, dadas pelos eletricistas da TV Alterosa, José da Purificação e Mateus Costa, responsáveis pela montagem da parte elétrica do evento. 

A estrutura do evento foi apresentada pela Gerente de Eventos da TV Alterosa, Vérsia Oliveira que destacou também a importância do uso da credencial, entre outros aspectos. Gerente de Licenciamento e Fiscalização Integrada Pampulha, Raquel Guimarães falou sobre a organização do espaço público e as implicações urbanísticas em caso de descumprimento das normas: “Queremos garantir um evento bonito e bem organizado. Alertamos que as barracas devem estar desmontadas até 01h30 da manhã, sob pena de multa e apreensão por exercício de atividade sem licença.”

Para finalizar, todos os feirantes assinaram um Termo de Responsabilidade vinculado à Licença do Evento, dando ciência de que deverão cumprir todas as normas exigidas, inclusive em relação ao horário de término do evento. Ambulante há mais de 10 anos, Solange Aparecida da Silva está animada com o evento deste ano: “Trabalho no show de fogos há muitos anos. Quando a Prefeitura organiza, fica melhor. Este ano estou otimista; espero muito público e boa renda.” 
Secretário Regional da Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior ressaltou a atuação da Prefeitura no licenciamento de eventos: “A Prefeitura, juntamente com outros órgãos públicos, tem adotado medidas para garantir que todos os eventos, de pequeno a grande porte, aconteçam de maneira tranquila. Nossa preocupação é atender as exigências da lei e oferecer ao público entretenimento com segurança”, disse.



Show da virada

O 25º Show de Fogos da Alterosa terá entre 15 e 18 minutos de explosões, em seis pontos de detonação, sendo cinco na lagoa e um em terra, nas proximidades do Museu de Arte da Pampulha. As balsas estarão distribuídas em vários pontos da lagoa. Para garantir um evento tranquilo e que atenda às normas do Código de Posturas, a Operação será conjunta entre a Polícia Militar, a Guarda Municipal, o Corpo de Bombeiros, a BHTrans, a Polícia Civil e órgãos de fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário