A Prefeitura de Belo Horizonte está realizando a 2ª Rodada do Orçamento Participativo 2015/2016 em todas as regionais da cidade. Na Pampulha, as assembleias aconteceram nos dias 25 e 27/11, 04 e 06/12, com a presença de, aproximadamente, 1.100 moradores dos quatro territórios de Gestão Compartilhada da Pampulha.
Esta é uma importante etapa do processo, pois é o momento em que são pré-selecionadas as 25 demandas apontadas pelos moradores e escolhidos os delegados que participarão das Caravanas de Prioridades, programada para acontecer em maio/2015, quando os delegados visitam os empreendimentos pré-selecionados. O significativo número de participantes nas quatro assembleias realizadas na Pampulha permitiu a escolha de 131 delegados. Posteriormente, estes delegados participarão também do Fórum Regional de Prioridades Orçamentárias, etapa de discussão e aprovação das 14 obras que farão parte do Plano de Empreendimentos do Orçamento Participativo 2015/2016. Os recursos liberados para a região da Pampulha são da ordem de R$ 11.900.000,00 e serão investidos em obras espalhadas pelos quatro territórios da Gestão Compartilhada.
Secretário Adjunto de Gestão Compartilhada, Gelson Antônio Leite compareceu na última assembleia realizada na Pampulha e destacou o Orçamento Participativo como uma importante ferramenta de participação popular: “O OP se consolidou como uma política que potencializa a participação da sociedade, envolvendo os cidadãos nas decisões sobre a destinação de parte dos investimentos públicos no município”, disse.
Gerente do Orçamento Participativo na Pampulha, Miriam Félix Lobo apresentou as próximas etapas do processo, ressaltando a importância da participação popular: “O papel das lideranças é fundamental para mobilização da comunidade e escolha dos delegados, responsáveis pela aprovação dos empreendimentos no dia do Fórum Regional de Prioridades Orçamentárias.” Secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior parabenizou o envolvimento das lideranças comunitárias na mobilização da comunidade: “Cada um aqui conhece melhor a necessidade de seu bairro, por isso é necessário que vocês participem de forma efetiva, sendo os protagonistas neste processo.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário