sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Centro Cultural Pampulha abre espaço para a exposição “Expressões do coração de um artista”



Flores, paisagens, céu, lua e emoção. Uma releitura da natureza sob a ótica do artista é o tema retratado nas telas que compõem a exposição “Expressões do coração de um artista”, que apresenta obras dos irmãos e artistas Edson José de Freitas e Sérgio Balbino de Freitas. A abertura aconteceu no dia 13/11, no Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca) e teve a presença de mais de 70 pessoas.

Com pinturas em óleo sobre tela, os artistas Edson e Sérgio de Freitas, assistidos do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, retratam com grande emoção suas dores e alegrias experienciadas ao longo de 32 anos de vida institucional. Ambos, acreditando no poder transformador da arte como um recurso terapêutico, desenvolveram técnicas próprias para compor suas obras. Edson, com os poucos movimentos das mãos e Sérgio, com os pés, trabalham os pinceis com desenvoltura e provam que, apesar das limitações impostas pela paralisia cerebral, não foram impedidos de materializar o sonho de se tornarem artistas.

A abertura da exposição foi uma verdadeira celebração de cidadania, com a presença dos colegas da instituição, de pessoas com deficiência, da comunidade local e de profissionais de diversos setores e instituições parceiras, que se emocionaram e também se divertiram com boa música e um coquetel preparado especialmente para a ocasião. A surpresa da festa ficou por conta da apresentação de um Teaser promocional da exposição produzido pela equipe do Centro Cultural Pampulha, que foi motivo de grande emoção para os artistas e o público presente.

Esta é a 1ª exposição externa dos assistidos pelo Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, instituição que há 45 anos presta serviços à comunidade da capital. Para a Terapeuta Ocupacional Juliana Fonseca e a Assistente Social Tereza Zaidan, a exposição melhorou a autoestima dos artistas: “É muito gratificante para nós ver o resultado de um trabalho construído a partir de vivências, emoções e resgate de cidadania que, pela primeira vez, se concretizou na forma de uma exposição tão rica e bela, fora do ambiente institucional.”

Gerente do Centro Cultural Pampulha, Marcelo Derussi falou sobre a importância de se promover oportunidades iguais para todos os artistas: “Acessibilidade não é somente a construção de rampas de acesso e outras adequações no ambiente como a maioria das pessoas supõe. Vai além disso, pois passa também pela garantia de direitos iguais de promoção e difusão da produção artística de pessoas que, mesmo com limitações físicas, mostram tamanha sensibilidade por meio de sua arte. Esta é uma ação de respeito e cidadania”, concluiu.

A exposição “Expressões do coração de um artista” pode ser apreciada até o dia 12/12, no Centro Cultural Pampulha, das 9 às 18 horas. A entrada é gratuita. Mais informações: 3277-9292 ou ccp.fmc@pbh.gov.br.

Os artistas - Um pouco sobre Edson e Sérgio Freitas *
Edson José de Freitas, 45 anos e Sérgio Balbino de Freitas, 40 anos, vem de uma família de mais quatro irmãos, sendo que uma das irmãs, Maria Helena, 50 anos, também reside no Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, instituição que os acolheu há 32 anos, desde o dia 31/08/1982. Os três irmãos são sempre muito companheiros e apesar do pouco convívio com a família, mantém um total respeito e admiração por eles, ensinamentos aprendidos com os pais, seu Josias e D. Bárbara, já falecidos.

Edson e Sérgio são pessoas de muita fé e determinação e, mesmo as limitações físicas decorrentes da paralisia cerebral, não os impede de alçar voos e ir atrás de seus sonhos. A ausência da fala também não impede o diálogo com quem os cerca. Ambos utilizam, com total domínio, a prancha de comunicação alternativa para interagirem com as pessoas que os cercam.

A pintura tem um significado especial na vida dos irmãos, pois possibilita a expressão de seus mais profundos sentimentos. Sérgio usa os pés para expressar sua arte e é dotado de uma percepção e sensibilidade incomparáveis. Edson, além da pintura, compõe músicas evangélicas.

Com o auxílio técnico da artista plástica Maria José Milagres, voluntária do Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus, e o suporte da Terapia Ocupacional e do Serviço Social da instituição, Edson e Sérgio usam a pintura como recurso terapêutico e, assim, reescrevem suas histórias e encontram forças para superar os desafios que a vida lhes colocou pelo caminho.

* Texto fornecido pela instituição Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus (Adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário