Com o objetivo de fornecer conhecimentos básicos sobre a prevenção e combate a incêndio com a utilização de extintores de incêndio, a Gerência de Engenharia e Segurança do Trabalho (GEESEG) da Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos (SMARH) realizou, nos dias 19 e 21/11, no prédio da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 7.596, São Luís) um treinamento para 29 servidores que atuam nas diversas gerências da Regional Pampulha.
O treinamento foi comandado pelos técnicos em Segurança do Trabalho da Antônio Santos Oliveira, Vanessa Oliveira e Raquel de Moura, que apresentaram métodos de prevenção e combate a incêndio, explicando sobre as cinco classes de incêndios, os tipos de extintores recomendados para cada situação, como se faz a manutenção destes equipamentos de segurança e os procedimentos de emergência, caso aconteça um incêndio. “É importante conhecer e saber aplicar as medidas de combate a incêndios. Quando a pessoa não sabe agir da forma correta, não tem como combater o incêndio e nem colaborar em situações de emergência”, disse Vanessa.
Os servidores ainda participaram da simulação de uma situação emergência e aprenderam a manusear os extintores de incêndio. Assistente de Apoio do Programa Saúde na Escola (PSE), Eline Ribeiro comentou sobre a importância de se fazer a capacitação para saber agir em uma situação de emergência. “Tivemos a oportunidade de conhecer os cuidados preventivos que devemos ter no momento de combater o incêndio, através de conceitos básicos e situações práticas”, disse.
Atuando como Técnica de Segurança do Trabalho da PBH há sete meses, Raquel de Moura explicou que uma das atribuições dos técnicos da GEESEG é promover capacitações e treinamentos de segurança para os servidores que trabalham nas nove Regionais. “Cada Regional possui dois técnicos de Segurança do Trabalho com o intuito de estar mais próximo do servidor, a fim de trabalhar a questão da prevenção no ambiente de trabalho. Já fizemos dois treinamentos de prevenção a acidentes do trabalho com material biológico que foram voltados exclusivamente para os profissionais da Saúde e outras ações estão sendo executadas nas demais unidades da Regional Pampulha”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário