terça-feira, 30 de setembro de 2014

Gestão Democrática na Escola é tema do Fórum Regionalizado Família-Escola na Pampulha



Com o tema “Gestão Democrática na escola e os desafios da participação”, a Secretaria Municipal de Educação (SMED), a Gerência de Regional de Educação Pampulha (GERED-P) e Programa Família-Escola na Pampulha (GERBES-P) realizaram, no 21/08, na Escola Municipal Dom Orione (Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, 500, Ouro Preto), o Fórum Regionalizado Família-Escola. Aproximadamente 120 pessoas participaram do evento.

Gerente Regional de Educação Pampulha, Romênia Ayla ressaltou a importância do fórum, que promove conhecimento, diálogo e interação entre escola e famílias: “Este é um momento de formação e de estreitamento das relações. Discutir gestão democrática é um compromisso de todos, principalmente dos membros dos colegiados escolares”, disse.

Professor de matemática da Rede Municipal de Educação e Gerente de Educação da Regional Norte (GERED-N), Jerry Adriani da Silva conduziu a palestra de forma interativa, instigando o público a participar. Apresentou marcos históricos da construção da democracia no país como a escravidão, abolição da escravatura, conquista de direito ao voto pelas mulheres, período da ditadura militar, a promulgação da Constituição de 1988, entre outros. “Saímos de um modelo autoritário e estamos vivendo a era da democracia. A participação cidadã é capaz de mudar o país, parafraseando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.”

Durante a palestra, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a gestão democrática nas escolas. Para Jerry Adriani, o colegiado deve funcionar como subsídio para a coordenação da escola e não se limitar apenas às questões burocráticas, como fazer atas, registrar assinaturas em livros, mas deve atuar como um espaço de discussão, parceria e construção. “É necessário que os membros do colegiado construam juntamente com a escola as novas formas de gestão. O envolvimento do colegiado escolar é também uma possibilidade de mudança do modelo atual de gestão nas escolas”, finalizou.

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