terça-feira, 9 de setembro de 2014

Envelhecimento e qualidade de vida na terceira idade é tema de Fórum na Pampulha



A Regional Pampulha, por meio da Gerência de Políticas Sociais, realizou, no dia 27/08, no auditório da Regional (Av. Antônio Carlos, 7.596, São Luís) um Fórum com o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida na Terceira Idade. Compareceram, aproximadamente, 120 pessoas entre coordenadores e participantes dos diversos grupos de terceira idade da região.

Gerente de Políticas Sociais na Pampulha, Heliane Guadalupe, deu as boas vindas a todos e falou sobre a participação dos grupos de terceira idade nos fóruns mensais: “É importante que cada um de vocês conheçam as políticas públicas desenvolvidas para este público e que se tornem multiplicadores em sua comunidade.” A seguir, a instrutora de Lian Gong do Centro de Saúde São Francisco, Silvana Silveira, incentivou os presentes a se exercitarem nos movimentos da ginástica chinesa, que trazem importantes benefícios para o corpo e a mente.

Educadora Física e especializada em Análise Corporal e Terapias Corporais, a palestrante convidada Ednéia Ferreira Giacomini, tratou sobre o tema proposto, destacando a importância de os idosos estarem inseridos em um grupo de convivência. “Participar ativamente de um grupo é uma boa opção para melhorar a qualidade de vida do idoso. O grupo favorece o desenvolvimento da pessoa, pois incentiva a interação, a troca de experiências, o protagonismo, a comunicação e a liderança”, disse.

A seguir, foram apresentados os resultados do Projeto Elos, uma pesquisa feita pela Coordenadoria da Pessoa Idosa da Secretaria Municipal de Políticas Sociais, aplicada para os integrantes de 70 grupos de convivência na cidade, em que foram apontados os pontos positivos e o que precisa melhorar na coordenação dos grupos. “Chamamos este projeto de Elos porque representa o quanto todos são importantes em um grupo. Cada pessoa e cada coordenador que compõem o grupo estão ligados entre si e são muito importantes para o fortalecimento do grupo.”

Chefe de Gabinete na Regional Pampulha, Angela Macedo destacou a participação significativa dos grupos no Fórum: “Foi uma oportunidade para os membros dos grupos se conhecerem e dar sua contribuição sobre o que pode ser melhorado para a composição do novo plano de ações para este público”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário