terça-feira, 23 de setembro de 2014

Escola da Pampulha inaugura rádio interna



A Escola Municipal Aurélio Pires (Rua Barrinha, nº 171, bairro Liberdade), está colhendo os frutos de um trabalho que nasceu em 2008, com a oficina de rádio desenvolvida pelo Programa Escola Integrada. Com o slogan “A rádio que educa brincando”, a rádio EMAP Integrada tem a proposta de entreter os alunos durante os horários de recreio e almoço, proporcionando música, educação e conhecimento para seus ouvintes.

Quando o projeto começou, há seis anos, a oficina de rádio dividia um espaço com outras atividades da Escola Integrada. Coordenadora do Programa Escola Integrada, Simone Mol relembra como foi a decisão de mudar a rádio de lugar. “Aquele é um lugar para reuniões de professores, onde também se recebe as famílias dos alunos, o que dificultava um pouco o trabalho da oficina. Chegou um momento em que os monitores precisavam de tranquilidade para produzir os programas”, explicou.

Para criar o ambiente adequado, a ideia era levar a rádio para um lugar mais próximo dos alunos, considerando não só a tranquilidade para produzir os programas, como também possibilitar que as crianças participassem da programação. A solução foi instalar a rádio ao lado do pátio, onde, anteriormente, era um depósito de materiais diversos que, então, foi reformado para receber os equipamentos necessários ao funcionamento da rádio.

Pronto para entrar no ar, o novo estúdio da Rádio EMAP Integrada foi inaugurado com uma grande festa, realizada no dia 07/08, para comemorar também os seis anos de funcionamento do Programa Escola Integrada. O evento teve a participação de, aproximadamente, 300 pessoas, entre estudantes, professores e convidados ilustres, como a Secretária Municipal de Educação, Suely Baliza, a Gerente Regional de Educação na Pampulha, Romênia Ayla de Morais e o radialista Thiago Reis, que se confraternizaram em um almoço especial no final do evento.

Para a diretora da E.M. Aurélio Pires, Renata Maria Silva, a alegria de acompanhar esta conquista é muito grande: “Foi bacana, porque tivemos a integração de toda a comunidade escolar neste projeto, tanto alunos quanto professores, todos participando. O projeto era uma coisa pequena, mas percebemos que ele já cresceu”, disse.

Uma equipe bem integrada

Coordenada pelo monitor do Programa Escola Integrada Guilherme Lopes, o Gui, a equipe da Rádio EMAP Integrada é formada pelos estudantes Mbatkan Gnaman (9º ano), Erick Muniz (6º), Lourdes da Costa (8º), Nicoly Araújo (6º) e João Vitor (EJA). O trabalho vai além da execução de músicas, pois, para se produzir um programa, a equipe define o tema, faz pesquisa sobre o assunto, discute as ideias e escreve os roteiros. A rádio tem alcance limitado, pois funciona somente no ambiente da escola, durante os intervalos para o recreio e almoço.

A programação musical é direcionada pelos demais estudantes, que podem pedir músicas e enviar recadinhos por meio de bilhetes ou pelo WhatsApp da rádio. Enquanto as músicas são tocadas, os radialistas explicam um pouco sobre ela. “Esta é uma maneira de incentivar a participação dos alunos e, ao mesmo tempo, dar informações relativas a vários temas”, explicou Guilherme.

Para Guilherme, o trabalho na rádio tem alcançado resultados muito positivos, principalmente na questão das relações interpessoais e melhora da auto estima dos estudantes. “Na oficina, os alunos conseguem expor suas ideias de maneira mais espontânea. Temos aqui o caso de uma aluna que apresentava dificuldades de leitura e escrita. Através do trabalho na rádio, que envolve leitura, dicção e escrita, esta menina já conseguiu sair do grupo de dependência de Português. Antes ela era tímida e agora é muito popular. É um trabalho gratificante, pois estamos descobrindo talentos”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário