quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mais de mil voluntários participam da 12ª edição do Programa Pampulha Viva



Em comemoração ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, o Programa Pampulha Viva reuniu, em sua 12ª edição, no dia 20/09, mais de mil voluntários distribuídos em 14 pontos ao longo da orla da Lagoa da Pampulha para coleta simbólica de lixo e resíduos. O evento, coordenado pelos Núcleos Manuelzão Cascatinha, Brejinho e engenho Nogueira, teve o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte, além de outras empresas parceiras.

Por se tratar de uma ação de responsabilidade social, mobilização e educação ambiental na bacia hidrográfica da Pampulha, estudantes de escolas municipais de Contagem e de Belo Horizonte fizeram a coleta de resíduos em 14 pontos da orla previamente definidos. Munidos de luvas e sacos plásticos, os estudantes foram auxiliados por uma equipe de 48 garis, responsáveis por coletar os resíduos cortantes, pesados e volumosos. A Gerência de Limpeza Urbana da Pampulha ficou responsável pela pesagem do lixo e destinação dos resíduos ensacados para serem reciclados (somente aqueles passíveis para reciclagem). Além da coleta, outras atividades foram programadas para entreter o público. A Superintendência de Limpeza Urbana promoveu a oficina de garrafas pet para hortas suspensas. O Centro de Educação Ambiental/Propam trabalhou a oficina de bilboquê, feita com garrafas pet.

Os resíduos mais encontrados foram coco verde, garrafas pet's, sacolas plásticas, garrafas de vidro e embalagens de alimentos, em um total de 370 quilos de resíduos coletados. Gerente de Varrição e Serviços Complementares Pampulha, Jamir Nunes Coelho destacou a responsabilidade de todos na preservação do ambiente: "É necessário despertar tanto população quanto poder público sobre a importância de manter nossos recursos hídricos livres de poluição. É dever e obrigação de cada cidadão proteger o meio ambiente. Cada um pode fazer sua parte. Não jogar lixo na rua e nos cursos d'água contribui para preservar nossa Lagoa."

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias foi criado pela fundação australiana Clean Up the World em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. De acordo com Nirma Damas, membro do Núcleo Integrado Cascatinha, Brejinho e Engenho Nogueira, a iniciativa é importante para que as pessoas observem a grande quantidade de lixo que é jogada não apenas ao redor da lagoa, mas também pelas ruas da cidade, causando entupimento dos bueiros e, consequentemente, inundações. “A intenção é contribuir para sensibilizar e incentivar a população para que não haja despejo de resíduos fora das lixeiras, reforçando que um ambiente melhor depende, principalmente, de atitudes individuais.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário