terça-feira, 9 de setembro de 2014

Regional Pampulha realiza limpeza dos 10 córregos existentes na região



Com o objetivo de promover a prevenção de enchentes, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Limpeza Urbana, está realizando a limpeza dos 10 córregos existentes na região. O serviço é executado diariamente por uma equipe de 12 garis com a utilização de um caminhão basculante e sete roçadeiras mecânicas, que fazem a roçada dos taludes e a remoção de resíduos lançados irregularmente nos leitos dos córregos. Desde o dia 03/07, já foram roçados 14.842 metros de extensão e removidos cerca de 193,50 toneladas de resíduos lançados nos córregos Olhos D’água, Cidadania, Sarandi, Flor D’água, Ressaca, Veados, Mergulhão, Água Funda, Ghandy e Ribeirão Pampulha. A previsão de término é em 05/09/2014.

Grande parte dos resíduos removidos dos córregos são compostos por geladeiras, sofás, garrafas pet's, animais mortos, computadores, sacos de lixo, entre outros. Gerente de Varrição e Serviços Complementares na Pampulha, Jamir Nunes Coelho explicou que estes resíduos diminuem a capacidade de escoamento dos cursos d'água, provocando inundações e causando prejuízos materiais aos moradores, além de doenças. “Esses materiais lançados indevidamente nos córregos provocam sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. Além disso, poderiam ser reciclados e reutilizados, caso a população desse o destino correto para os mesmos”, disse.

Gerente de Limpeza Urbana na Pampulha, Osvaldo do Carmo Machado explicou que todos os córregos da região são limpos, em média, três vezes ao ano. Em alguns deles, por se localizarem em áreas com risco de inundação, a frequência é de quatro a cinco vezes ao ano. Paralelamente ao serviço de limpeza de córregos, está sendo feita a limpeza das bocas de lobo e o monitoramente de todos os pontos críticos onde ocorrem inundações na região da Pampulha.

Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV)

Para conscientizar a população em relação à correta destinação dos diversos tipos de lixo produzidos, a Gerência de Limpeza Urbana Pampulha orienta para que o cidadão não jogue entulho, lixo ou qualquer tipo de objeto nas margens e nos leitos dos córregos. Resíduos domésticos devem ser ensacados e colocados à disposição da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) nos dias e horários da coleta de lixo domiciliar. Resíduos da construção civil (entulho) e resíduos volumosos como poda, madeira, pneus, móveis e eletrodomésticos inservíveis devem ser encaminhados para as Unidades de Recebimentos de Pequenos Volumes (URPV's), localizadas em diversos bairros da Pampulha. Os moradores podem levar para estas Unidades até 1 m3/dia ou contratar um carroceiro cadastrado pela PBH para entregar o entulho na URPV. Outras informações sobre este serviço podem ser obtidas no telefone 156 ou no site www.pbh.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário