A Banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte está em nova sede, à Avenida Professor Magalhães Penido, nº 770, bairro Aeroporto. A inauguração do novo espaço que será utilizado para os ensaios da Banda aconteceu no dia 14/08 e teve a presença de, aproximadamente, 60 convidados, entre membros da Corporação e autoridades.
Para iniciar o evento, os convidados ouviram a execução das músicas Hey Jude, de autoria da banda inglesa The Beatles e Como uma onda, do cantor e compositor Lulu Santos, mostrando um pouco do talento dos 36 músicos que compõem a Banda. A seguir, o subinspetor da Guarda Municipal José dos Santos Gonçalves de Meira contou sobre o projeto de criação da Banda da Guarda Municipal e as dificuldades enfrentadas no início das atividades, reiterando: “Estar aqui hoje é fruto de uma conquista possibilitada com a ajuda de parceiros e de amigos. É importante lembrar que, se não tivermos persistência, não alcançaremos nossos objetivos.”
Com vasta experiência musical, o Regente Sylvio Francisco do Nascimento, oriundo da Policia Militar de Minas Gerais, falou sobre a satisfação de ter acompanhado a história da Banda desde os primeiros acordes: “O começo sempre é difícil, mas ouvir estes músicos hoje é uma alegria. Fui agraciado com a responsabilidade de criar a banda e hoje estamos aqui comemorando esta aquisição fantástica. Quero agradecer principalmente ao Secretário Humberto Pereira pelo apoio”, disse. Para finalizar, o Maestro Sylvio convidou o ex-guarda Ricardo Luiz do Nascimento, que participou da Banda da Guarda por seis anos desde sua criação, para uma apresentação solo de saxofone.
Comandante da Guarda Municipal de Belo Horizonte, Itamar de Oliveira Pacheco Filho reiterou sobre a importância do apoio que a Corporação recebeu de vários órgãos: “Minha primeira palavra é de agradecimento ao Parque Lagoa do Nado, onde começou difícil, mas com espaço para crescermos. Esta sede aqui é hoje a casa de vocês, que conquistaram um espaço melhor. Vocês são motivos de orgulho para todos nós. Precisamos estar preparados para tudo, seja uma banda em uma cidadezinha do interior, bandas militares ou não. A banda da GM inovou tocando não só os dobrados militares como também as músicas mais modernas. Esta é uma forma de motivar também as crianças para a música.”
Secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior falou sobre a emoção em proporcionar o espaço para o desenvolvimento das atividades da banda: “É uma via de mão dupla. Somos servidores e temos que nos ajudar. A Regional Pampulha é uma família e vocês agora fazem parte dela”, disse.
Uma trajetória de importantes conquistas
Através do projeto “Incentivo às Potencialidades” da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Patrimonial, alguns guardas municipais com interesse e conhecimento na área musical foram convidados para apoiar este audacioso projeto de montar uma banda de música. Na ocasião, vários guardas que tocavam instrumentos diversos como violão, bateria, teclado, guitarra, além das experiências com canto, começaram a ter contato com instrumentos característicos de uma banda. Para a maioria dos guardas, alguns instrumentos eram vistos pela primeira vez. Assim surgiu a Banda de Música da Guarda Municipal de Belo Horizonte.
Para a sua consecução, foi contratado o regente Tenente Sylvio Francisco do Nascimento, do quadro de reservas da PMMG, que contou com a colaboração do Cel. QOR PM Melgaço, Sargento PM Euzébio e, posteriormente, do Subtenente do Corpo de Bombeiros Marcos Aurélio Moura, que muito contribuiu com seu valoroso trabalho nas atividades desenvolvidas pela Banda de Música da Guarda Municipal.
O efetivo inicial foi de 32 Guardas Municipais com conhecimento e interesse em participar da formação do quadro de músicos da Banda. Reunidos, esse grupo foi treinado e instruído durante nove meses. Em 25 de Novembro de 2006, foi realizada a primeira apresentação da Banda de música no salão Nobre da Prefeitura de Belo Horizonte. Posteriormente, a banda participou das comemorações do aniversário da cidade e, daí por diante, não parou mais de contemplar os diversos eventos da Prefeitura e, consequentemente, brindar os cidadãos de Belo Horizonte com a sua musicalidade. Ao longo destes anos, vem participando de várias solenidades tais como Virada Cultural, Encontro de Bandas, inaugurações de Escolas, Umeis, praças, parques, dentre outros.
Atualmente, encontra-se em via de execução o projeto “Adote um Músico” que visa buscar, nas comunidades carentes e de grande vulnerabilidade social, crianças que, por razões familiares, econômicas e sociais, possuem opção cultural restringida. A proposta é, por meio da música, reduzir os índices de alienação, ingresso na criminalidade e o retrocesso de vida para este público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário