Com o intuito de reduzir o uso de um ingrediente que, se consumido em excesso, pode gerar doenças crônicas, o Centro de Saúde Itamarati realizou, no dia 25/08, uma troca de receitas e degustação de pratos preparados sem açúcar. O evento aconteceu no Núcleo de Apoio ao Centro de Saúde Itamarati (Rua José Simplício Moreira, 1.144, Braúnas) com a presença de, aproximadamente, 35 pessoas integrantes do grupo de Lian Gong “Sol”.
A proposta foi da nutricionista do Núcleo de Apoio à Família (NASF-P) no Centro de Saúde Itamarati, Mariana Teixeira de Toledo: “A ideia era de que as receitas fossem preparadas sem adição de açúcar e com o mínimo de farinha de trigo branca, sendo substituída pela farinha integral, tendo em vista a contribuição destes alimentos para o aumento do peso e consequentemente, para a obesidade e outras doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial”, explicou.
Durante a atividade, o clima era de muita animação. Além da dinâmica culinária, houve um momento de prática corporal. Os participantes exercitaram a Dança Sênior, orientados pela fisioterapeuta Fabiana Melo. Ao final, foi sugerida a criação de um livreto com todas as receitas preparadas sem a adição de açúcar e farinha branca.
Para Mariana Toledo a experiência foi muito positiva: “Todos aceitaram o desafio e colocaram a mão na massa. O resultado foi uma série de pratos saudáveis e deliciosos para a surpresa daqueles que duvidavam ser possível preparar alimentos saborosos sem açúcar”, finalizou.
Lian Gong no Centro de Saúde Itamarati
A prática do Lian Gong pelo Grupo Sol acontece todas as segundas e quinta-feiras, de 8 às 9h, coordenada pela Agente Comunitária de Saúde Maria do Rosário Arrudas. Frequentemente, os profissionais do NASF-P participam dos encontros, contribuindo com sugestões e práticas sobre promoção da saúde. É importante ressaltar que muitos participantes do grupo que apresentavam queixas de dores corporais e problemas crônicos de saúde como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemia, dores e depressão, hoje tem relatos de melhoras significativas na saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário