segunda-feira, 25 de maio de 2015

Pampulha mobiliza mais de 100 pessoas para a Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa com Deficiência





 Com o objetivo de promover um espaço de discussão e análise de propostas para a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Políticas Sociais, realizou, no dia 30/04, no Esporte Clube Sírio (Avenida Abrão Caram, 350, São José), a Pré-Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na Pampulha. Compareceram 135 pessoas para discussão do tema “O desafio na implementação das políticas da pessoa com deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos Direitos Humanos”.

Como atração cultural, o grupo Crepúsculo do Centro de Desenvolvimento Humano apresentou a peça “Os 4 Distintos” que trata a questão das diferenças e limitações. O público ouviu três palestras para embasar a discussão dos temas: o psicólogo e bacharel em Direito, especialista em Educação Inclusiva e Direito Público da Promotoria de Justiça Dr. Daniel Augusto Reis ministrou sobre “Gênero, raça e etnia, diversidade sexual e geracional”.  Mestre em Geografia e doutoranda em Geografia e Participação Popular, Maria Diana de Oliveira falou sobre “Órgãos gestores e instâncias de participação social”. Gerente de Supervisão Administrativa Orçamentária e Financeira da SMPS, Ana Paula Simões Hilário ministrou sobre “A interação entre os poderes e os entes federados”. A seguir, os participantes foram divididos em três grupos para discussão dos temas e, para finalizar a plenária, foram eleitos 30 delegados para representar a Regional Pampulha na Conferência Municipal em junho de 2015.

Morador do bairro São José, Daniel Amaro é deficiente há mais de 10 anos e achou o momento bem interessante: “Já participei de outras conferências, mas achei esta bem produtiva porque houve participação tanto das pessoas que têm alguma deficiência, quanto daquelas que convivem com o deficiente, como os familiares. Isso amplia o horizonte”, disse. Para Daniel, o momento foi oportuno para o deficiente e o familiar falarem sobre as dificuldades que encontram no dia a dia. “Mães que têm filhos com limitações conhecem os problemas que enfrentamos. Esta foi uma boa oportunidade para os familiares se manifestarem também.”

Funcionária da Gerência de Políticas Sociais e uma das organizadoras da Pré-Conferência, Dayse Carneiro Elian ressaltou a importância de ampliar a política pública com a participação da sociedade civil: “A Prefeitura de Belo Horizonte tem investido nas políticas públicas que buscam valorizar a pessoa como cidadã, respeitando suas características e especificidades. A ordenação de ações do poder público deve garantir a universalização de políticas sociais e o respeito às diversidades, sejam de etnias sociais, geracionais, de gênero, de deficiência ou de qualquer outra natureza.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário