Como parte das atividades do projeto 2015 Rosa, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Distrito Sanitário Pampulha (GERSA-P) em parceria com o Hospital das Clínicas, realizou, nos dias 09 e 28/04, em seu auditório (Avenida Antônio Carlos, 7596, 2º andar, São Luís), uma capacitação sobre Aleitamento Materno. Aproximadamente 50 pessoas participaram do evento, entre agentes comunitários de saúde e estagiários do programa “Posso Ajudar?” que atuam nas unidades básicas de saúde da região da Pampulha.
As práticas incentivadoras do aleitamento materno adotadas no Hospital das Clínicas e nas unidades básicas de saúde foram apresentadas pela enfermeira Tânia Isabel Cotta e pelos acadêmicos de medicina Letícia Maria de Oliveira Aleixo e João Henrique Coelho Quintão. Em seguida, a professora doutora e neonatologista do Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas, Maria Cândida Ferrarez Viana apresentou um estudo sobre as vantagens da amamentação e a Rede de Apoio ao Aleitamento em BH, importante proposta que irá trazer grande ganho para a cidade. “O processo do aleitamento é fundamental para a saúde da criança, pois previne doenças crônicas e doenças da vida adulta. É uma prática que deveria ser mais incentivada”, disse.
Os participantes assistiram a esquete teatral sobre o tema, fazendo reflexões a respeito dos mitos que envolvem a amamentação. A profissional ainda citou os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, uma iniciativa do Hospital Amigo da Criança, idealizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação. “O aleitamento contribui para a interação e formação de vínculo entre mãe e bebê. Além de ser uma maneira mais prática, econômica e ecológica de alimentar a criança.”
.jpg)
Referência técnica da Saúde da Mulher na Gerência Regional de Atenção à Saúde Pampulha (GERASA-P), Patrícia Ferreira Torres destacou que a roda de conversa tem como objetivos ampliar o olhar dos profissionais para as questões relacionadas ao aleitamento materno, discutir os preconceitos sobre a amamentação e aprender a melhor forma de orientar as mulheres, gestantes e familiares a respeito do assunto. “Pretendemos provocar uma reflexão para mudar a postura tanto dos profissionais quanto das mulheres, famílias e comunidade”, finalizou.
2015 Rosa
É uma proposta, inserida no Plano do Núcleo de Educação Permanente da Rede de Atenção à Saúde Pampulha (PLANEP-P), que busca promover, ao longo do ano de 2015, ações relacionadas à melhoria da saúde da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário