segunda-feira, 4 de maio de 2015

Agentes comunitários de saúde e estagiários do “Posso Ajudar?” participam de capacitação sobre aleitamento materno



Como parte das atividades do projeto 2015 Rosa, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Distrito Sanitário Pampulha (GERSA-P) em parceria com o Hospital das Clínicas, realizou, nos dias 09 e 28/04, em seu auditório (Avenida Antônio Carlos, 7596, 2º andar, São Luís), uma capacitação sobre Aleitamento Materno. Aproximadamente 50 pessoas participaram do evento, entre agentes comunitários de saúde e estagiários do programa “Posso Ajudar?” que atuam nas unidades básicas de saúde da região da Pampulha.

As práticas incentivadoras do aleitamento materno adotadas no Hospital das Clínicas e nas unidades básicas de saúde foram apresentadas pela enfermeira Tânia Isabel Cotta e pelos acadêmicos de medicina Letícia Maria de Oliveira Aleixo e João Henrique Coelho Quintão. Em seguida, a professora doutora e neonatologista do Departamento de Pediatria do Hospital das Clínicas, Maria Cândida Ferrarez Viana apresentou um estudo sobre as vantagens da amamentação e a Rede de Apoio ao Aleitamento em BH, importante proposta que irá trazer grande ganho para a cidade. “O processo do aleitamento é fundamental para a saúde da criança, pois previne doenças crônicas e doenças da vida adulta. É uma prática que deveria ser mais incentivada”, disse.

Os participantes assistiram a esquete teatral sobre o tema, fazendo reflexões a respeito dos mitos que envolvem a amamentação. A profissional ainda citou os “Dez passos para o sucesso do aleitamento materno”, uma iniciativa do Hospital Amigo da Criança, idealizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo UNICEF para promover, proteger e apoiar a amamentação. “O aleitamento contribui para a interação e formação de vínculo entre mãe e bebê. Além de ser uma maneira mais prática, econômica e ecológica de alimentar a criança.”

Enfermeira no Hospital das Clínicas, Érika Fernanda Ferreira Silva apresentou as práticas de apoio à mãe lactante no primeiro semestre de vida da criança, informações importantes para as mães atendidas nas unidades de saúde básica. Os participantes aprenderam a técnica correta de ordenha, os cuidados necessários para evitar risco de contaminação do leite ordenhado, além das orientações para conservação e manipulação deste leite. “Se vocês souberem como fazer da forma correta, isso será determinante na hora do atendimento das mães em seu domicílio”, disse.

Referência técnica da Saúde da Mulher na Gerência Regional de Atenção à Saúde Pampulha (GERASA-P), Patrícia Ferreira Torres destacou que a roda de conversa tem como objetivos ampliar o olhar dos profissionais para as questões relacionadas ao aleitamento materno, discutir os preconceitos sobre a amamentação e aprender a melhor forma de orientar as mulheres, gestantes e familiares a respeito do assunto. “Pretendemos provocar uma reflexão para mudar a postura tanto dos profissionais quanto das mulheres, famílias e comunidade”, finalizou.

2015 Rosa 

É uma proposta, inserida no Plano do Núcleo de Educação Permanente da Rede de Atenção à Saúde Pampulha (PLANEP-P), que busca promover, ao longo do ano de 2015, ações relacionadas à melhoria da saúde da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário