quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Identidade de gênero e sexual é tema do Fórum de Capacitação LGBT na Pampulha



Com a proposta de promover uma abordagem pedagógica para os profissionais da assistência social para o atendimento do público LGBT, realizou-se no dia 18/09, por meio da Gerência Regional de Políticas Sociais da Pampulha (GERPS-P), o Fórum de Capacitação LGBT. O evento aconteceu no auditório da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, 7596, 2° andar, São Luís) com a participação de mais 30 pessoas, a maioria de servidores da área de assistência social da Pampulha.

Coordenador do Centro de Referência LGBT da Prefeitura de Belo Horizonte, Roberto Chateaubriand explicou como funciona o trabalho do Centro no atendimento do público LGBT e apresentou o programa “BH sem Homofobia” destinado a combater o preconceito. “Cabe a nós dar respostas às diversas questões, tanto de maior ou menor complexidade, destas pessoas”, afirmou.

Mestre em Educação pela UFMG e pesquisadora da área de Formação de Professores, Gênero e Diversidade Sexual, a palestrante Isabella Elian apresentou um estudo sobre a identidade de gênero e sexual, trazendo as diferentes formas de identificação deste público. Segundo Elian, este tema tem exigido muitas pesquisas e estudos especiais devido aos avanços ocorridos na sociedade que não mais trata este tema como tabu ou de forma velada.

Gerente Regional de Políticas Sociais, Heliane Guadalupe ressaltou a necessidade das políticas sociais e seus agentes públicos estarem preparados para lidar com as demandas advindas do público LGBT, bem como de atuarem de forma efetiva na prestação dos serviços sócio-assistenciais a ele destinados: “Existem ainda muitos preconceitos no trato dos problemas que envolvem o público LGBT, e é chegada a hora de superar todos eles”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário