sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Pampulha abre rodada de audiências públicas sobre a IV CMPU




A Regional Pampulha foi a primeira a receber a audiência pública com os desdobramentos da IV Conferência Municipal de Política Urbana. Esta é mais uma etapa de aproximação entre a sociedade e a Prefeitura de Belo Horizonte no processo. O encontro foi realizado na terça, dia 07, no auditório da Escola Municipal Dom Orione, no bairro Ouro Preto, e contou com a presença do secretário municipal de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, do secretário adjunto da Regional Pampulha, João Gualberto Filho e do gerente de Participação Social da Secretaria Municipal de Gestão Compartilhada, Gilmar Evangelista.

O evento que teve como finalidade divulgar para os moradores as propostas votadas e aprovadas da região durante a Conferência pelos delegados representantes dos setores popular, técnico e empresarial da sociedade civil. Os participantes também puderam expor e esclarecer questões com os representantes das secretarias. Para o gerente de Participação Social da Gestão Compartilhada, Gilmar Evangelista, este é um importante retorno para a sociedade. “Tornar público este trabalho é contribuir efetivamente para o fortalecimento da democracia participativa em Belo Horizonte”, avaliou.

A realização da audiência pública foi elogiada pela líder comunitária Edna Barbosa. “Nunca na história dessa cidade foi dado tanto retorno para a população e isso é um grande avanço. Infelizmente todos não podemos participar da Conferência, mas com essas audiências todos poderão saber sobre tudo que foi decidido. Mas para isso, as pessoas precisam querer participar da cidade onde vivem”, disse Edna, que é também delegada do setor popular.

Este é o caso de Oscar Machado Filho e Marco Aurélio Bernardes. Como outros moradores da Pampulha que não participaram da IV CMPU, eles comparecerem à audiência para se informarem mais sobre como havia sido o processo. “Achamos a reunião esclarecedora. Vivemos aqui e queremos saber as mudanças que serão feitas”, afirmou Oscar.

Na avaliação do secretário de Planejamento Urbano, Leonardo Castro, para que a população se sinta parte das mudanças é necessário seu envolvimento na realidade da capital. “A Conferência foi encerrada mas a discussão precisa ser contínua. É o futuro da nossa cidade que está em jogo”, finalizou.

Durante o encontro, os moradores se interessaram mais pelas propostas que se relacionam com aspectos ambientais e culturais – características fortes da região devido à candidatura da Pampulha ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Os interessados em saber mais sobre os resultados da IV CMPU podem se informar no site da PBH: www.pbh.gov.br/IVCMPU. Todas as informações das etapas do processo, apresentações, fotos e detalhamento das propostas votadas e aprovadas estão disponíveis na plataforma desde o início desta edição. Podem também entrar em contato com a Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano pelo email conf.politicaurbana@pbh.gov.br ou pelos telefones 3246-0016 e 3246-0020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário