terça-feira, 28 de outubro de 2014

Pampulha discute a importância da Fonoaudiologia na terceira idade



Mais de 80 pessoas, entre membros dos grupos de terceira idade, coordenadores de grupos e gestores públicos participaram, no dia 23/09, no auditório da Regional Pampulha (Avenida Antônio Carlos, nº 7.596, São Luís) do Fórum da Terceira Idade que tratou o tema “A importância da Fonoaudiologia na terceira idade”.

Para animar o público, a dirigente habilitada de Dança Sênior Márcia de Andrade incentivou a todos com uma animada coreografia de Dança Sênior, dança terapêutica que trabalha a coordenação motora, a memória e a musicalidade. A seguir, a Fonoaudióloga especializada em Audiologia, Mariana Serpa falou sobre a audição e os vários aspectos para os quais as pessoas devem estar atentas. Explicou que a perda auditiva na terceira idade causa impactos na vida do idoso tais como a dificuldade de entendimento das palavras, diminuição das relações sociais, isolamento, stress, entre outros. “É importante ficar atento aos primeiros sinais da perda auditiva. Quando a pessoa precisa olhar para a boca de quem está falando para entender melhor, é porque existe a necessidade do aparelho auditivo.” Nestes casos, é preciso fazer exames para diagnosticar os níveis de perda e verificar a necessidade de uso do aparelho auditivo. “O preconceito contra o aparelho auditivo ainda é maior do que em relação aos óculos. É preciso quebrar a resistência quanto ao seu uso.”

O público recebeu orientações sobre atitudes importantes para preservar a audição, dentre elas a de evitar o uso de cotonetes. Foram abordadas outras questões como o aparecimento do zumbido e da vertigem, queixas comuns após os 65-70 anos de idade, que precisam ser devidamente investigados, já que algumas das possíveis causas destes quadros são doenças no sistema vestibular, cardiovasculares, neurológicas ou problemas no sistema endócrino, entre outros. A Presbifagia, que é a dificuldade para mastigar e engolir e a Presbifonia, que são as alterações na voz do idoso devido aos processos de envelhecimento físico também foram abordadas. Para Mariana, o idoso deve procurar sempre o apoio da família, que tem a responsabilidade de acompanhá-lo para saber o que está acontecendo com ele. “Envelhecer é uma dádiva. Todos devem envelhecer com qualidade de vida. Por isso, é importante cuidar do corpo, pois tudo que a gente cuida dura mais”, finalizou.

Gerente de Políticas Sociais da Pampulha, Heliane Guadalupe ressaltou a importância do Fórum no esclarecimento de temas importantes que promovam um envelhecimento saudável e qualidade de vida na terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário