segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Nova sede de Centro de Saúde prioriza o conforto e a praticidade do ambiente


Dia 18 de outubro, às 11h, a Prefeitura entregou à população o Centro de Saúde Santa Terezinha (Rua Senador Virgílio Távora, 157, Santa Terezinha), totalmente revitalizado e ampliado. A PBH investiu R$ 1,24 milhão na obra, que foi eleita pelos moradores da região por meio do Orçamento Participativo de 2009/2010.

O Centro de Saúde Santa Terezinha, que já está em funcionamento e faz, em média, 344 atendimentos por dia, teve reformados o saguão e os sanitários femininos e masculinos, a recepção, as salas de observação e de espera. O número de consultórios foi aumentado de cinco para seis, e foram construídas novas salas de utilidades, de desinfecção, de acolhimento, de coleta e de reunião. A farmácia, as salas para curativos, de higienização e de vacina foram ampliadas. Todos os locais são acessíveis às pessoas com deficiência.

A qualidade do atendimento e o compromisso da equipe de profissionais da área foram lembrados pelo prefeito Marcio Lacerda. “BH é hoje a capital brasileira que mais investe em saúde, por habitante. Paralelamente a isso, temos uma equipe altamente comprometida e bons projetos, que foram aperfeiçoados ao longo dos anos. Não é à toa que conseguimos reduzir a taxa de mortalidade infantil e alcançamos, com muita antecedência, uma das metas de 2015 que foram traçadas pela ONU com Objetivos de Desenvolvimento do Milênio,” afirmou.

A unidade conta com cinco equipes completas do Programa Saúde da Família (PSF), totalizando cinco médicos generalistas, cinco enfermeiros, dez auxiliares de enfermagem e 20 agentes comunitários. Além disso, o quadro funcional é composto por 48 profissionais: um psiquiatra, um psicólogo, um assistente social, dois clínicos de apoio, um pediatra, um ginecologista, dois dentistas, dois auxiliares de consultório odontológico, um enfermeiro de apoio, seis auxiliares de enfermagem de apoio, seis administrativos, três estagiários, quatro funcionários “posso ajudar”, dois porteiros, duas faxineiras, uma bióloga, 11 agentes de endemia e um farmacêutico.

Desde 2009, a PBH já entregou 42 obras na área da saúde, entre construções, reformas e ampliações de centros de saúde. Atualmente, estão em andamento 15 obras, que incluem centros de saúde, unidades de pronto-atendimento (UPAs), centros de referência em saúde mental (Cersam) e centros de reabilitação (Creabs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário