quinta-feira, 23 de maio de 2013

Pré-Conferência da Juventude na Pampulha mobiliza 140 jovens


 
Com o tema “Jovem, sua voz pode fazer a diferença”, a 4ª Pré-Conferência da Juventude da Regional Pampulha, realizada na Escola Municipal Dom Orione, à Avenida Expedicionário Benvindo Belém de Lima, nº 500, no bairro São Luís, reuniu 140 jovens no sábado, dia 11. O objetivo era discutir e elencar propostas temáticas, além de eleger os delegados e o conselheiro de juventude para representar os jovens da Pampulha na 4ª Conferência Municipal da Juventude.
 
A pré-conferência, organizada com o apoio das gerências de Políticas Sociais e de Promoções e Eventos Esportivos, de Recreação, Lazer e Feiras da Pampulha, foi conduzida pela Coordenadoria Municipal da Juventude. O Gerente de Intercâmbio de Políticas para a Juventude Mauro Costa Rodrigues considerou positiva a participação da juventude da região da Pampulha nos debates temáticos: “Somente por meio da criação e garantia de espaços de participação democrática das diversas expressões juvenis, onde possamos escutar diretamente da população jovem suas demandas e anseios, é que iremos construir e efetivar propostas de políticas públicas para a juventude”, ressaltou.

 
Para a abertura do evento, o grupo Raízes do Sul apresentou danças folclóricas gaúchas, entre elas o chote carreirinho, o tatu com volta no meio, pezinho, a chula e a dança com boleadeiras. Após a apresentação cultural, o secretário Regional da Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior, fez a abertura solene da pré-conferência, destacando a importância da participação dos jovens neste encontro: “A Pampulha é um espaço aberto para discussões e esta é uma oportunidade para o jovem apresentar suas propostas no que se refere às políticas públicas”, disse.
 
A seguir, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir cinco eixos temáticos: cultura, direitos humanos, educação, qualidade de vida e trabalho e renda. Os grupos apresentaram cinco propostas com ações específicas, devidamente aprovadas pela plenária, que serão debatidas na 4ª Conferência Municipal da Juventude com a presença dos delegados eleitos na Pampulha.
 
A representante do Fórum das Juventudes da Grande BH, Vanessa Beco, ressaltou a importância de apresentar propostas amplas que contemplem todas as juventudes, ou seja, jovens na faixa etária entre 15 a 29 anos: “Lembramos que as propostas apresentadas aqui vão nortear as políticas municipais, estaduais e nacionais. Por isso, é preciso que os jovens pensem de maneira mais abrangente”, destacou.
 
A etapa municipal, que será realizada nos dias 07 e 08 de junho, irá promover e garantir a participação dos jovens na definição de suas prioridades, para atuação da Prefeitura de Belo Horizonte no que diz respeito às políticas públicas para as juventudes

Nenhum comentário:

Postar um comentário