sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pampulha discute estratégias para promoção da igualdade racial em 2013

 
A Regional Pampulha, por meio do Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial (GGPIR), realizou, no dia 03/04, a primeira reunião do ano para discutir as ações que serão realizadas pelo grupo em 2013. Participaram representantes das gerências de Recursos Humanos, Saúde, Promoção de Eventos, Políticas Sociais, Comunicação, Educação, Centro de Referência em Assistência Social e Centro Cultural Pampulha, além do secretário regional, Humberto Pereira de Abreu Júnior, o secretário adjunto, João Gualberto Filho e o chefe de gabinete, Cláudio Mota Campos.
 
A reunião foi aberta por Valéria Jane Almeida Dutra, que falou sobre a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), apresentando a política de promoção da igualdade racial voltada para a população negra e outros segmentos étnico-raciais na cidade. Gerente de Políticas Sociais e uma das coordenadoras do GGPIR Pampulha, Nádia Sueli de Paula Alves, apresentou a nova composição do grupo, destacando a necessidade de se envolver representantes de todas as gerências para ampliar a participação. O secretário Humberto Pereira falou sobre a importância de qualificar os atores, afirmando que o grupo terá o apoio do gabinete para viabilizar todas as ações que serão realizadas. Na oportunidade, o secretário recebeu uma cópia do relatório das ações e atividades realizadas pelo GGPIR nos últimos três anos.
 
Ao longo de 2012, o GGPIR realizou, com o acompanhamento e apoio da CPIR, várias ações na Regional Pampulha com o objetivo não só de promover a igualdade racial, mas também de implementar ações afirmativas de caráter intersetorial. Rosane Pires, da Equipe Pedagógica da Gerência de Educação e coordenadora do GGPIR, exemplificou a forma de atuação do grupo: “A implementação de uma turma de Educação de Jovens e Adultos nas gerências de Limpeza Urbana e de Manutenção Pampulha foi uma grande conquista do GGPIR. Estamos realizando ações que criem raízes e tornem-se árvores frutíferas”, disse.
 
Ações para 2013
 
Durante a reunião foram apontadas algumas dificuldades que o grupo enfrenta como a falta de recursos financeiros e a necessidade de se promover o registro de todas as ações a fim de compor o acervo histórico do GGPIR. Os participantes discutiram propostas de ações para 2013. Uma delas é o agendamento de uma reunião com a Associação de Moradores dos bairros Bandeirantes e São Luiz para sensibilizá-los sobre a situação de preconceito vivenciada por Agentes de Combate a Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) quando fazem visitas aos domicílios.
 
Ficou acertada ainda uma formação para a equipe de terceirizados da empresa MGS e a realização do Fórum de Promoção da Igualdade Racial na região da Pampulha, previsto para o 2º semestre de 2013. “Queremos conscientizar não só o pessoal que trabalha nas dependências da Prefeitura, mas também as lideranças comunitárias da região, ampliando a discussão sobre atitudes preconceituosas. Acreditamos que esta é uma forma eficaz de alcançar mais envolvimento nas ações de promoção da igualdade racial”, disse Rosane.

Nenhum comentário:

Postar um comentário