sexta-feira, 3 de maio de 2013

Pampulha se prepara para a Conferência de Política sobre Drogas

 
A Regional Pampulha está promovendo uma série de encontros preparatórios para a Pré-Conferência de Política sobre Drogas que será realizada no dia 24/05.

A primeira ação foi o Fórum da Criança e do Adolescente, realizado no dia 16/04, que reuniu aproximadamente 40 pessoas entre comunidade e representantes do poder público. Gerente de Intercâmbio de Políticas para a Juventude da Coordenadoria da Juventude, Mauro Costa Rodrigues falou sobre a linha de trabalho da Coordenadoria, destacando a importância de se incentivar a participação do público jovem nas pré-conferências regionais, que se constituem como etapa preparatória para a 4ª Conferência Municipal da Juventude. Com o objetivo de discutir e elencar propostas temáticas, além de eleger os delegados para a etapa municipal, a Pré-Conferência da Juventude na Pampulha será realizada no dia 11/05.
 
Com a participação de mais de 60 pessoas, a Gerência de Saúde, por meio do Fórum de Saúde Mental da Pampulha, reuniu, no dia 24/04, os profissionais dos Centros de Referência em Saúde Mental (CERSAM) e Centros de Referência em Saúde Mental de Álcool e Drogas (CERSAM-AD), do Centro de Convivência Pampulha e das unidades básicas de saúde para a exibição do documentário “Quebrando tabus”, que trouxe a oportunidade de discutir sobre as questões das drogas em uma visão ampliada. Conduzido pelo sociólogo Fernando Henrique Cardoso, o documentário mostra a realidade das drogas em diversas partes do mundo, fazendo um convite para que todos se envolvam na discussão desta temática.
 
A psicóloga e referência técnica de Saúde Mental na Gerência de Saúde Pampulha, Vanessa Fileto, comentou sobre a importância de se repensar a atenção oferecida pela rede ao usuário de drogas: “O trabalho é muito complexo. Precisamos mudar a forma de abordar a questão da dependência, tendo o cuidado para não enxergar o usuário somente como um doente ou um sujeito da marginalidade. É necessário ainda definir estratégias que alcancem também o trabalhador da saúde, que deve estar preparado para acolher da melhor maneira o usuário da rede”, disse.
 
Ciclo de debates
 
Outra ação importante é o Ciclo de Debates da Pampulha que propõe encontros mensais para se discutir temas relacionados ao usuário de drogas e suas famílias. O primeiro debate, organizado pelos técnicos Eduardo Cruz (da Abordagem Social), Lívia Boaretto (Medidas Socioeducativas) e Fabiano Siqueira (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos-PAEFI), aconteceu no dia 25/04, no auditório da Regional Pampulha, reunindo em torno de 30 pessoas. O tema tratado foi “Crack: interfaces, manejo e encaminhamentos” e teve como debatedor o psicólogo Samir Honorato, diretor da ONG Terceira Margem - Prevenção, Pesquisa e Tratamento para o abuso de Álcool e Drogas.
 
O próximo encontro está previsto para o dia 23/05. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3277-7446.

Nenhum comentário:

Postar um comentário