sexta-feira, 3 de maio de 2013

Programa Recomeço é apresentado na Pampulha

 
A Secretaria Regional Pampulha, realizou, no dia 21/03, no auditório da Regional, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial (GTI), instituído para trabalhar na implementação das Políticas sobre Drogas no município, com a participação de, aproximadamente, 40 pessoas.
 
O encontro teve a presença dos secretários e gerentes da Regional Pampulha, de coordenadores que atuam na área da saúde com o tratamento de dependentes de álcool e outras drogas, além de representantes da Secretaria Municipal de Governo, entre eles, Márcio Antônio de Almeida, coordenador da 1ª Conferência Municipal de Políticas sobre Drogas, Márcia Cristina Alves, assessora especial da Prefeitura de Belo Horizonte, Heloisa Schmidt de Andrade e Gladys Rodrigues, da Gerência de Mobilização Social da Secretaria de Gestão Compartilhada, responsáveis pela comunicação e mobilização social na Conferência.
 
O secretário de Administração Regional Municipal Pampulha, Humberto Pereira de Abreu Júnior, lembrou que a Regional já desenvolve um trabalho na questão de prevenção ao uso de drogas e pediu o envolvimento de toda a equipe da Pampulha: “Nesta secretaria temos pessoas qualificadas para ajudar na implementação desta política, mas é preciso concentrar esforços para que possamos alcançar os resultados e as metas propostas. Peço apoio de todos para que nossas crianças e adolescentes possam vislumbrar um horizonte melhor”, disse.
 
A assessora especial da PBH Márcia Cristina Alves apresentou a política sobre drogas executada no município, com destaque para o Programa Recomeço, instituído pela PBH em junho de 2012 e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo, por intermédio da Câmara Gestora da Política Municipal sobre Drogas. O objetivo desse programa é a construção das respostas intersetoriais que proponham soluções interdisciplinares ao enfrentamento do uso de drogas por meio de ações estruturantes, de tratamento, de prevenção, de reinserção social e de redução de danos, em consonância com a atual política sobre drogas.
 
Durante sua apresentação, Márcia destacou o papel das secretarias regionais: “O Programa Recomeço tem gestão da Secretaria Municipal de Governo, mas sua execução é transversal. Neste sentido, as regionais exercem um papel fundamental na execução das ações de prevenção e de reinserção social”, disse. A assessora explicou ainda sobre a importância da formação dos Grupos de Trabalho Intersetorial (GTI) que devem ter representantes das áreas de saúde, educação e políticas sociais, lembrando sobre a importância de se ampliar a participação: “Será enriquecedor formar um público qualificado, não só de gestores públicos diretamente envolvidos com a temática, mas também de familiares de usuários e outras pessoas que possam contribuir com as discussões e apresentar propostas”, reforçou.
 
Para finalizar e encontro, ficou decidido que, após a formação do Grupo de Trabalho Intersetorial , seus membros irão se reunir uma vez por mês para discutir as questões relativas à implementação da política sobre drogas no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário