terça-feira, 4 de junho de 2013

Mais transparência nas informações sobre as obras do Orçamento Participativo

 
Membros da Comissão de Acompanhamento e Fiscalização da Execução do Orçamento Participativo na Pampulha (COMFORÇA) participaram de uma reunião realizada no dia 23/05, no auditório da Regional Pampulha, à Avenida Antônio Carlos, 7.596, 2º andar, bairro São Luís, para conhecer o sistema de Gestão Compartilhada no Portal da Prefeitura de Belo Horizonte, que ampliará o acesso às informações sobre as obras aprovadas no Orçamento Participativo.
 
A reunião, conduzida pelo secretário municipal adjunto de Gestão Compartilhada Pier Senesi, teve a participação do secretário regional Humberto Pereira de Abreu Júnior, do secretário adjunto da Pampulha João Gualberto Filho, gerentes regionais, representantes da Urbel, Sudecap, além de mais de 60 membros da COMFORÇA na Pampulha que acompanharam atentamente a apresentação sobre como consultar as informações no Portal. Senesi esclareceu que, ao disponibilizar a área operacional do Orçamento Participativo na internet, a PBH está aumentando os canais de acesso às informações para toda a população: “Estamos trazendo melhoria na informação, oferecendo ferramentas de controle mais apuradas e exigentes. Nossa proposta e compromisso é fortalecer o Orçamento Participativo e trazer mais transparência nas informações”, disse.
 
De acordo com Senesi, o portal traz um entrelaçamento das informações relativas às obras aprovadas no Orçamento Participativo de toda a cidade. Assim, o cidadão terá acesso a mapas interativos, gráficos, tabelas e outros recursos visuais que, juntos, apresentam um panorama da situação atual da obra e dados relativos à mesma. Membro da COMFORÇA e moradora no bairro Dona Clara, Natália de Alcântara Cândido aprovou o portal: “Esta é uma boa ferramenta para divulgar as informações sobre as obras e facilitar o acesso para a comunidade que não pode participar das reuniões”, disse.
 
Após a apresentação do secretário adjunto de Gestão Compartilhada, os presentes puderam fazer perguntas e esclarecer as dúvidas. O secretário da Regional Pampulha, Humberto Pereira parabenizou os membros da COMFORÇA pela participação efetiva e ressaltou: “A Prefeitura tem primado pela transparência e empenho na execução das obras. A relação PBH e membros da COMFORÇA de todas as regionais tem que ser cada vez mais fortalecida.”
 
OP na Pampulha
 
Política pública democrática, o Orçamento Participativo está completando 20 anos com um saldo de 1.518 obras aprovadas na cidade. Na Pampulha, são 146 obras aprovadas, 103 concluídas e 43 em andamento. Para Senesi, esta é uma política vitoriosa,mas dinâmica: “Este é o momento de fazermos uma reflexão e propor melhorias para fortalecer a participação popular.” O secretário Humberto Pereira destacou o papel da Regional: “A Regional é um canal de ligação com as demais secretarias. Caminhando juntos, vamos concluir todas as obras e zerar os empreendimentos em atraso”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário