A Regional Pampulha, por meio do Centro de Saúde Santa Amélia, realizou, no dia 18/04, a blitz educativa contra a dengue para moradores na região do bairro Santa Amélia. A ação, realizada na Praça Engenheiro Iron Marra, é parte integrante do projeto “Dengue não! Chega de transmissão!” e teve a participação do grupo teatral Mobiliza SUS, Polícia Militar, Guarda Municipal e toda a equipe de Zoonoses do Centro de Saúde Santa Amélia.
As pessoas que passavam pela praça podiam ver tendas onde estavam montadas maquetes de ambientes propícios à proliferação do Aedes Aegpyti, recipientes com amostras do ciclo evolutivo do mosquito, além de uma tenda para medição de pressão arterial com uma profissional de enfermagem cedida pela empresa Vilasa, parceira da Regional em ações contra a dengue. Em cada estande, os profissionais de Zoonoses estavam prontos para explicar as formas de transmissão da dengue e as atitudes corretas para eliminar os criadouros do mosquito. Tudo isso, ao som da banda Atitude do grupo Mobiliza SUS que, através de músicas e jingles animados, traziam uma mensagem de conscientização sobre a dengue e seus agravos.
Rosa Maria Chagas, moradora no bairro Santa Amélia há oito anos, aprovou a ação: “Em minha casa todos tiveram dengue, por isso acho importante esta movimentação toda. Às vezes, as pessoas vendo estas ações, passam a cuidar melhor de suas casas.”
Enquanto as pessoas se movimentavam na praça, uma blitz educativa abordava os motoristas em seus veículos. Com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar, a equipe de Zoonoses distribuiu aproximadamente 500 kits contendo um lixocar e material educativo com informações sobre a dengue para os motoristas que transitaram pelas ruas no entorno da praça. Para o Coordenador de Zoonoses do Centro de Saúde Santa Amélia Wagner Eustáquio a ação teve também o caráter de divulgar o trabalho: “Este evento nos deu a oportunidade de aproximar o trabalho dos agentes de Zoonoses da população. Como resultado positivo, acredito que haverá mais confiança entre trabalhadores e população, facilitando o nosso trabalho”, disse.
A gerente do Centro de Saúde Santa Amélia, Rosana Tavares da Cunha, ressaltou a importância do trabalho: “Foi uma ótima oportunidade para chamar a atenção da população para o seu verdadeiro papel enquanto cidadãos responsáveis também pelo meio ambiente e por sua saúde.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário