quinta-feira, 16 de maio de 2013

Pampulha faz prevenção à dengue em construtora da região

 
A Regional Pampulha, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, tem ampliado sua forma de atuação no combate à dengue. Desta vez, as ações foram empreendidas nos canteiros de obras do Consórcio Serveng Vilasa, que abriu espaço para que os Agentes de Combate a Endemias (ACEs) fizessem palestras educativas e visitas técnicas nos locais onde trabalham os operários da empresa.

Com o objetivo de conscientizar e esclarecer os trabalhadores sobre as medidas de prevenção e combate à dengue, a empresa realizou, no período de 08 a 12/04, a Semana Interna de Prevenção e Combate à Dengue. Faixas educativas foram instaladas em todas as frentes de trabalho, lembrando sobre os cuidados necessários para se evitar a proliferação do mosquito. Além disso, foram realizadas palestras para os operários e pessoal dos setores gerencial e administrativo, alcançando aproximadamente 240 pessoas.

Para o Engenheiro de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Consórcio Serveng Vilasa, Carlos Caixeta, a campanha foi um sucesso: “Abordamos um tema de muita relevância nos dias de hoje. A participação efetiva dos agentes de zoonoses nas frentes de serviço foi fundamental para alcançar nosso objetivo. A maior gratificação foi conseguir difundir junto aos funcionários e moradores da região informações sobre as medidas preventivas e formas de combate ao mosquito transmissor da dengue”, disse.
 
Parceiro da Regional Pampulha em outras ações, o Consórcio Serveng Vilasa disponibilizou uma profissional de enfermagem para aferição de pressão arterial durante a Blitz Educativa contra a Dengue realizada pelo Centro de Saúde Santa Amélia na Praça Engenheiro Iron Marra, no dia 18/04.
 
A bióloga e coordenadora de Zoonoses Cristina Marques Lisboa Lopes destacou a importância de se estabelecer parceiras com empresas da região. “O aquecimento do setor imobiliário, as obras do BRT e ampliação viária, além da construção de hotéis em função da Copa da Confederações, vem gerando ambientes que propiciam o acúmulo de água e, consequentemente, a proliferação do vetor da dengue, Aedes aegypti. Sendo assim, é fundamental um trabalho in loco que vise conscientizar trabalhadores e população já que ainda estamos em período de epidemia e diariamente são notificados inúmeros casos de dengue nas unidades de saúde de toda a Região Metropolitana”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário