terça-feira, 5 de março de 2013

Pampulha capacita profissionais nos centros de saúde para o atendimento aos casos suspeitos de dengue



Para intensificar o combate à dengue na região, o Comitê de Vigilância em Saúde da Pampulha definiu estratégias e ações importantes para o enfrentamento da doença e agravos no território. Uma destas ações é o reforço e acompanhamento à assistência prestada ao usuário com suspeita de dengue nos centros de saúde. 

No período de 04 a 15/02, visitas aos 12 centros de saúde foram realizadas pela equipe de referências técnicas das gerências de Atenção à Saúde, de Epidemiologia e Informação e de Controle de Zoonoses, promovendo discussões e capacitando os profissionais que atuam nas unidades. Participaram 273 profissionais de saúde, dentre eles, gerentes, médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias.

Os profissionais receberam informações diversificadas sobre os dados epidemiológicos da doença na Pampulha, Protocolo de Atendimento de Dengue, fluxos de coleta e encaminhamento de amostras de sangue para exames, organização local para atendimento aos usuários, resultados do Levantamento de Índice Rápido (LIRA) e sobre as ações de controle de zoonoses que são realizadas tanto em nível regional quanto local, ou seja, na área de abrangência do centro de saúde.

Como resultado das visitas, cada Unidade Básica de Saúde elaborou seu próprio Plano Operacional para assistência ao usuário com suspeita de Dengue, definindo ainda ações locais para controle da doença e sensibilização da população. A referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde Pampulha, Paula Faria, ficou otimista com o trabalho do Comitê: “Esperamos que a assistência prestada ao usuário no território da Pampulha seja mais ágil, de qualidade e de acordo com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde, para que haja mudança neste quadro da dengue”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário