A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Vigilância Sanitária (GERVIS-P), realizou uma ação fiscal com vistoria no comércio ambulante de alimentos durante o “Show de Fogos Alterosa 2012”, na virada do ano.
Na ação, os fiscais avaliaram diversos itens como as condições de higiene das barracas e dos vendedores, a temperatura, manipulação e acondicionamento dos alimentos, o tipo de produto oferecido, entre outros. Como resultado, foram apreendidos 70 kg de alimentos impróprios para consumo, além de dois recipientes de água inadequados para armazenamento.
Wagner Cândido, fiscal sanitário na Pampulha, explicou que este tipo de ação é muito importante para prevenir agravos à saúde da população como as doenças transmitidas por alimentos (DTAs), caso as regras de higiene não sejam atendidas.
Wagner informou sobre a necessidade de acondicionamento e manipulação de alimentos de forma segura, respeitando a temperatura ideal para cada tipo de alimento, a fim de evitar os riscos de contaminação. “Alimentos quentes devem ser mantidos em temperatura acima de 60º e os frios, abaixo de 10º. Quando as normas não são cumpridas, os alimentos são apreendidos”, ressaltou.
A Vigilância Sanitária exerce ainda o papel de orientar comerciantes quanto às condições adequadas de manipulação de alimentos. As vistorias, realizadas diariamente na região da Pampulha, abrangem a venda de alimentos durante eventos e em diversos tipos de estabelecimentos como bares, restaurantes, hotéis, motéis, padarias, etc. Para fazer denúncias ou reclamações sobre algum estabelecimento, o cidadão deve ligar para o telefone 156
Nenhum comentário:
Postar um comentário