terça-feira, 5 de março de 2013

Escolas da Pampulha sensibilizam alunos para o combate à dengue



As escolas municipais localizadas na região da Pampulha tem intensificado o trabalho de conscientização dos alunos para o combate à dengue. Ao longo do ano, o planejamento pedagógico de cada escola contempla ações com esta temática, mas, devido ao alto índice de casos confirmados na cidade, o combate à dengue tem merecido atenção especial.

No período de 06 a 22/02, as escolas municipais Ignácio de Andrade Melo, Carmelita Carvalho Garcia e Anne Frank promoveram palestras sobre a dengue para 1.908 alunos, na faixa etária de 6 a 15 anos. Para essa abordagem, a equipe do Programa Saúde na Escola (PSE) coordenou o trabalho de sensibilização sobre a doença e seus agravos, utilizando vídeos e jogos interativos para despertar a atenção dos participantes. Os alunos receberam também informações sobre a atuação do PSE, além de material educativo sobre a dengue.

Uma das atividades desenvolvidas com as crianças foi a formação dos “Agentes mirins contra a dengue”, em que cada criança riscou o contorno de sua mão em um cartaz, identificando-a com seu nome e reforçando o compromisso de cada um. A enfermeira Fernanda Miranda Carvalho, integrante da equipe do PSE, falou sobre a importância deste trabalho: “Nosso objetivo é conscientizar as crianças sobre sua responsabilidade na luta contra a dengue. É importante compreenderem que elas são agentes transformadores. Assim estaremos alcançando suas famílias também”, disse.

Outra atividade que fez sucesso entre as crianças foi o grito de guerra “Xô dengue” criado pela equipe do PSE: fantasiadas de mosquitos, elas andavam pela escola ou entravam nas salas de aula e, assim que as crianças viam os “mosquitos”, todas gritavam, levantando os braços e mandando os mosquitos para fora. Elijane Maria da Silva, auxiliar de enfermagem do PSE, contou sobre a reação positiva das crianças: “Foi muito engraçado e prazeroso ver como as crianças entenderam a seriedade da dengue e aderiram à ideia de expulsar os mosquitos. Esperamos que elas façam isso em casa com as atitudes corretas.”

Saúde e educação na escola

O Programa Saúde na Escola (PSE), iniciado em 2008, é resultado de uma articulação dos ministérios da Educação e da Saúde, e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes da rede pública por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Conta com a participação de profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas e outros) e assistentes de apoio que, durante o ano, fazem avaliações das condições de saúde dos estudantes matriculados na rede básica de ensino, em três atividades conjuntas: a avaliação clínica, nutricional e da saúde bucal.

Além disso, são realizadas ações estratégicas para a promoção da saúde na escola. Como por exemplo: ações de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos; promoção da alimentação saudável, da atividade física, da educação para a saúde sexual e reprodutiva e a prevenção ao uso do álcool, tabaco e outras drogas. Na Pampulha, todas as escolas já são atendidas pelo PSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário