sexta-feira, 15 de março de 2013

Pampulha promove Fórum de Saúde Bucal

 
A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência de Atenção à Saúde, realizou nos dias 27 e 28/02, no auditório da Regional que fica no bairro São Luís, o Fórum da Saúde Bucal. Compareceram 62 profissionais entre dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal e de enfermagem que trabalham nas unidades básicas de saúde.
 
O Fórum contou com a presença da professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e presidente da Sociedade Mineira de Estomatologia Dra. Franca Arenare, que falou sobre as principais lesões que ocorrem na mucosa bucal, alertando os profissionais para o diagnóstico diferencial entre variações de normalidade e as lesões cancerizáveis.
 
A Dra Franca apresentou também a metodologia de rastreamento de lesões da mucosa bucal que será implementada nos centros de saúde, durante a campanha de vacinação contra a gripe no próximo mês de abril de 2013. Os profissionais presentes puderam apresentar propostas sobre como se dará a dinâmica nos centros de saúde durante a campanha. Foi sugerida a pactuação entre gerentes, profissionais da enfermagem e da saúde bucal para uma abordagem dos idosos que motive e esclareça a importância do exame.
 
Uma das estratégias definidas será oferecer o exame bucal a todos os idosos que buscarem as unidades de saúde para outros serviços rotineiros como a vacinação. O objetivo é identificar suas necessidades em saúde bucal e principalmente detectar lesões na mucosa potencialmente cancerizáveis, estabelecendo um tratamento precoce e eficaz na prevenção do câncer. Os casos suspeitos serão encaminhados pelos dentistas dos centros de saúde para a especialidade de Estomatologia, para diagnóstico e tratamento.
 
A referência técnica da Gerência de Atenção à Saúde e coordenadora do fórum, Rosilene Menezes Silva, explicou que o objetivo do fórum é atualizar o conhecimento e sensibilizar os profissionais das unidades de saúde para que envolvam e motivem os idosos a fazerem o exame bucal. “Essa estratégia já vem sendo usada desde 2006, no SUS-BH, mas muitas vezes o idoso que usa próteses pensa que não precisa ir ao dentista. O exame é muito importante, pois uma pequena lesão na boca, geralmente indolor, pode passar despercebida e retardar o diagnóstico de câncer, reduzindo as chances de cura”, disse.
 
Para a auxiliar de saúde bucal do Centro de Saúde Serrano, Maria Solange de Souza, foi muito interessante participar deste fórum: “Pude ver que o nosso trabalho está no caminho certo, mas que sempre temos algo mais para aprender. O que vi aqui vai melhorar nossa prática.”
 
 
 
Câncer de boca: um mal silencioso
O Câncer de Boca é um mal que atinge principalmente pessoas na faixa etária acima de 50 anos. Normalmente é indolor, o que pode dificultar que a pessoa perceba a lesão. Em 2010 foram registrados no Brasil cerca de 20.000 casos, e ainda há uma defasagem neste número,pois alguns casos que levam ao óbito não tem o câncer registrado como causa principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário