A Secretaria Regional Pampulha, por meio das gerências regionais de
Controle de Zoonoses e de Licenciamento e Fiscalização Integrada,
realizou, no dia 07 de fevereiro, uma capacitação sobre dengue para os
fiscais integrados que atuam na região da Pampulha.
A capacitação foi coordenada pelo gerente regional de Controle de Zoonoses, Cristiano Fernandes da Costa, que falou sobre diversos assuntos relativos aos aspectos epidemiológicos da dengue assim como as medidas de prevenção e controle da doença. Dentre as abordagens mais relevantes para o entendimento da complexidade de transmissão da doença destaca-se: o comportamento do vetor, mosquito Aedes aegypti; dados comparativos com os casos confirmados da doença na cidade; apresentação das diretrizes de controle e das estratégias utilizadas pelos agentes de combate a endemias (ACE) durante as visitas domiciliares.
Participaram trinta e quatro profissionais, entre gerentes das áreas afins, fiscais integrados, a secretária adjunta da Pampulha, Júnia Márcia Bueno Neves e o chefe de gabinete, Cláudio Mota Campos. Atentos aos dados apresentados, os fiscais fizeram muitas perguntas e receberam sugestões de como atuar nas vistorias em obras, caçambas, lotes vagos, imóveis abandonados e nas ações de bota-fora com o olhar voltado para a questão da dengue. A atuação dos fiscais integrados permite que um mesmo profissional verifique o cumprimento da legislação que abrange obras, posturas, vias urbanas, limpeza urbana, vigilância e controle ambiental.
Para o gerente de Controle de Zoonoses, Cristiano Fernandes, o trabalho em conjunto permite melhorar os resultados das ações fiscais: “É importante ampliar o olhar do fiscal para as questões de saúde. Estamos estreitando as relações entre nossos profissionais para melhorar nossas estratégias de vigilância, prevenção e combate à dengue”, disse.
Após a apresentação da zoonoses, o gerente de Varrição e Serviços Complementares, Jamir Nunes Coelho, passou orientações sobre a coleta de lixo na região e sobre o funcionamento dos aterros utilizados pelo município, destacando a importância de se incentivar junto à população o uso das Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPV) e da Unidade de Recebimento de Pneus (URP): “Estamos vivenciando um momento de crise nesta questão da dengue. Entendo que o trabalho integrado vai nos ajudar a atingir nosso objetivo mais rapidamente, que é o de reduzir os casos de dengue na cidade”, disse.
Ciente da importância de se unir esforços para o combate à dengue, o gerente de Licenciamento e Fiscalização Integrada, Rodrigo Bonfim Barros, explicou que a capacitação foi fundamental para que os fiscais estejam aptos a identificar possíveis focos de dengue nos locais onde atuam e, como agentes públicos, orientem os munícipes para as atitudes corretas ou repassem os casos mais complexos para a gerência de Zoonoses.
Atuando como fiscal na região da Pampulha, Rovena Nacif Martins aprovou a capacitação: “Achei muito importante participar e conhecer mais sobre a situação da dengue na região. Antes de ser fiscais, somos cidadãos e precisamos estender este conhecimento para todos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário