sexta-feira, 15 de março de 2013

4º Pedalando contra a dengue na Pampulha

 
Pedalar durante dez horas seguidas em volta da Lagoa da Pampulha. Com este desafio, a Regional Pampulha, por meio da Gerência de Controle de Zoonoses, realizou no dia 09/03, o 4º Pedalando Contra a Dengue com a participação de vários grupos de ciclismo de Belo Horizonte, entre eles a Liga Mineira de Ciclistas, Giro 30 Pampulha e União Ciclística de Minas Gerais.
 
Com o slogan: "SE TODOS DEDICARMOS 10 MINUTOS POR SEMANA NA PREVENÇÃO, SERÁ POSSÍVEL ELIMINARMOS O MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE", a campanha chamou a atenção da população, incentivando todos a dedicarem apenas dez minutos por semana para o hábito de executar ações simples e eficazes no combate à dengue como manter os quintais limpos, caixas d’água devidamente tampadas, retirar pratos de plantas e pneus, entre outras.

O Ultra Ciclista Rogério Pacheco, um dos maiores ciclistas de longa distância do Brasil no mountain bike e no ciclismo de estrada, juntamente com outros 140 ciclistas, iniciaram o percurso às 00 h do dia 09/03, pedalando durante 10 horas seguidas no entorno da lagoa da Pampulha. Na última volta, com duração de uma hora, todos os ciclistas presentes se juntaram ao grupo de atletas profissionais, alcançando o objetivo de associar o esporte às campanhas de saúde pública. Aproximadamente 400 pessoas, entre ciclistas profissionais e amadores participaram do evento.
 
Enquanto os atletas pedalavam, na arena em frente à Igreja de São Francisco profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família Pampulha (NASF-P), enfermeiros, fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, dentre outros, ofereciam diversos serviços para a promoção à saúde como a aferição da pressão arterial, glicemia, cálculo de Índice de Massa Corporal (IMC), orientações nutricionais, aulas de alongamentos e sessões de Lian Gong.

O evento teve a participação do secretário de Administração Regional Municipal Pampulha Humberto Pereira de Abreu Júnior, do secretário Municipal de Saúde Marcelo Teixeira, da Gerente Distrital de Saúde Vanessa Maria Lopes Wilke, da representante do grupo de teatro Mobiliza SUS Lilian Cristina, além de outras gerências da Regional Pampulha, entregando troféus para os atletas que completaram as 10 horas de pedaladas. Para incentivar a eliminação de um importante foco do mosquito nas casas, o público pode ainda trocar pratos de vasos de plantas por camisas da campanha.
 
Para o gerente de Controle de Zoonoses, Cristiano Fernandes da Costa, a grande adesão dos ciclistas parceiros permitiu que o objetivo da campanha fosse atingido: “Associamos as práticas de vida saudáveis alinhando o programa “Saúde é Atitude” com a campanha de prevenção e combate à dengue. Esperamos que as pessoas traduzam as informações relativas à campanha em ações efetivas no dia a dia”, disse. Cristiano explicou ainda que a proposta do evento foi chamar a atenção para o fato de que as medidas de controle são feitas com pequenas atitudes sem grandes esforços: “Não precisamos de dez horas, mas apenas de dez minutos por semana”, concluiu.

Um comentário: