terça-feira, 5 de março de 2013

Bairros Confisco e Santa Terezinha recebem aplicação de inseticidas para o combate à dengue


A Secretaria Regional Pampulha, por meio da Gerência Regional de Controle de Zoonoses, realizou no dia 26/02, mais uma ação para o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Para as ações de intensificação e combate à doença, além das visitas domiciliares feitas pelas equipes de bloqueio em áreas com maior incidência de casos, é realizada também a aplicação de inseticidas a Ultra Baixo Volume ou UBV, que consiste no fracionamento de inseticidas a gotas muito pequenas voltadas para o controle de insetos adultos (fêmeas infectadas), responsáveis pela transmissão da doença. Nas áreas dos bairros Santa Terezinha e Confisco, no período de 01/01 a 04/03/2013, foram notificados 340 casos, sendo que 75 casos confirmados no Santa Terezinha e 23 no Confisco. A mobilização para as ações de UBV e bloqueio de transmissão é feita um dia antes com a distribuição de panfletos contendo orientações para o morador, que não pode permanecer na casa durante a aplicação do inseticida, tendo o cuidado de retirar também os animais domésticos.

O gerente de Controle de Zoonoses, Cristiano Fernandes da Costa, explicou que tal ação é realizada em situações específicas em áreas com transmissão da doença e que as medidas são complementares. “A população deve adotar as medidas de controle, como evitar o acúmulo de água em recipientes, manter as caixas d´água tampadas, retirar os pratos de vasos de plantas além de efetuar a limpeza adequada e destino correto do lixo”, reforçou.


Para garantir a eficiência desta ação, 30 agentes percorreram em torno de 50 quarteirões nas áreas de abrangências. Utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o vestuário apropriado e carregando a bomba para a aplicação do inseticida, o agente de combate a endemias (ACE) Guilherme Biano explicou que a aplicação é feita nos quintais (peri domicílio), facilitando a entrada do inseticida dentro dos imóveis que devem estar com portas e janelas abertas: “Esse trabalho é importante porque ajuda a diminuir a população adulta do mosquito”, disse.

Cristiano Fernandes informou ainda que as ações de bloqueio envolvendo a técnica de aplicação a Ultra Baixo Volume serão realizadas também em outras áreas de acordo com o perfil epidemiológico baseado na entrada de casos da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário