Falar sobre sexo com as pessoas que estão na terceira idade ainda é um tabu. Mas, para mudar esse paradigma, a Secretaria Regional Pampulha realizou na quarta-feira, dia 28, o Fórum do Idoso com o tema “Sexualidade na terceira idade”. A palestra tratou de vários temas de interesse desse público como a disfunção erétil, uso de medicamentos para melhorar o desempenho sexual, as mudanças no corpo de homens e mulheres, entre outros.
Para a palestrante Tatiane Kelly de Oliveira, enfermeira do Hospital das Clínicas, é muito importante falar sobre sexo com a terceira idade, pois os tabus que eles tiveram na juventude ainda são muito fortes em suas vidas. “Quando eles eram jovens, era errado falar sobre sexo. Entretanto, hoje se tem uma outra concepção e a palestra foi pensada para mostrar isso. Sexo é natural e bonito, envolve respeito mútuo e carinho, nesse sentido, deve ser comentado”, disse.
Casados há 50 anos, Antônio Zico e Lenisse Germana Zico não tem problema em falar de seu relacionamento, avaliado por ambos como muito bom: “Não é a mesma coisa de quando éramos jovens. Hoje não se trata mais de excitação, mas sim de carinhos, flores e confiança. Não é amor baseado no corpo, e sim na mente do casal”, garantem.
A reunião contou com a participação de aproximadamente 30 pessoas. Para finalizar o encontro, os participantes aprenderam alguns movimentos ritmados para dar mais mobilidade ao corpo e degustaram de um lanche coletivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário