quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Promoção da saúde da população negra é discutida na Pampulha



A saúde da população negra foi tema de work shop realizado nos dias 05 e 06/12, com a participação de 133 profissionais das áreas de saúde e educação, entre eles os Agentes de Combate a Endemias-ACE, Agentes Comunitários de Saúde-ACS e os assistentes de apoio ao Programa de Saúde na Escola-PSE. A ação, realizada pelo Grupo Gestor de Promoção da Igualdade Racial na Pampulha-GGPIR, finalizou as comemorações do mês da Consciência Negra para os diversos públicos atendidos pela Regional Pampulha.

Com o objetivo de produzir diagnóstico para traçar perfil epidemiológico da população negra, a ação teve caráter formativo e foi conduzida de maneira a provocar os profissionais presentes a promover a igualdade racial no seu ambiente de trabalho. Para Cláudia Rodrigues Miranda, referência técnica da Gerência Regional de Atenção à Saúde Pampulha e membro do GGPIR-Pampulha, esta formação foi muito importante: “Nosso objetivo foi fornecer elementos para que estes profissionais tenham uma visão crítica da realidade, se tornando agentes de transformação que contribuem para uma sociedade menos discriminatória”, disse.
 
A ação teve início com a exibição do vídeo do Unicef “Por uma infância sem racismo”, que traz dados da vulnerabilidade de crianças negras no Brasil e questiona sobre a discriminação racial. Os presentes contribuíram com depoimentos sobre seu cotidiano, no qual observaram ou vivenciaram situações de racismo. Hilda Camilo de Almeida, agente comunitária de saúde do Centro de Saúde Santa Amélia, relatou uma experiência pessoal e concluiu: “As pessoas são intolerantes às diferenças, é por isso que vemos tantos absurdos por aí.”
 
A seguir, a educadora e coordenadora do GGPIR-Pampulha, Rosane Pires propôs reflexões, mostrando imagens do continente africano que desmistificam preconceitos sobre o povo e a cultura afro. Júlio Cézar Pereira, agente de combate a endemias do Centro de Saúde Padre Maia, contribuiu muito com a discussão e disse entender que, mesmo com tanta desigualdade racial, houve avanços: “Apesar das diferenças, hoje temos negros ocupando importantes cargos na sociedade, na esfera jurídica, cultural e política. Mesmo que isso já demonstre alguma mudança, sei que precisamos avançar mais”, falou.
 
Cláudia Miranda apresentou dados da saúde da população negra, segundo o IBGE. A doutora Cecília Accioly, médica generalista da Secretaria Municipal de Saúde e a professora Míriam Oliveira da Secretaria Municipal de Educação, ambas atuando em função do Programa Saúde na Escola-PSE, abordaram sobre este programa na cidade e, especificamente na Pampulha. Míriam explicou que a proposta é fazer com que a escola também seja promotora da saúde de seu público: “Nossos alunos estão na faixa etária de 6 a 14 anos. É fundamental acompanhá-los a fim de detectar precocemente possíveis problemas de saúde e evitar agravos”, disse.
 
A agente comunitária de saúde do Centro de Saúde Santa Amélia, Joelma de Oliveira Firmino, aprovou a formação: “Valeu muito estar aqui porque entendi a importância de se preencher o quesito raça/cor no nosso cadastro. Além disso, aprendi bastante com as informações que nos passaram.”
 
Para Valéria Jane de Almeida Dutra, técnica da Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial-CPIR que acompanha as ações de promoção nas Regionais Norte, Pampulha e Venda Nova, explicou sobre o trabalho da CPIR: “Belo Horizonte tem avançado na política de promoção da igualdade racial voltada tanto para a população negra quanto para outros segmentos étnico-raciais na cidade. Este tem sido o trabalho da CPIR que, integrada com outros órgãos da Prefeitura, realiza ações afirmativas para a superação das desigualdades e combate ao racismo”.
 
No dia 06/12, pela manhã, a secretária adjunta da Pampulha, Júnia Márcia Bueno Neves, e a gerente do Distrito Sanitário Pampulha, Vanessa Maria Wilke, participaram do work shop, parabenizando os profissionais pela presença e incentivando-os a promoverem a igualdade racial no local onde atuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário