segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Centros de saúde da Pampulha avaliam resultados dos Contratos Internos de Gestão

 
Implantado desde 2011 nas unidades básicas de saúde da rede municipal, o Contrato Interno de Gestão (CIG) teve sua primeira avaliação de resultados feita pelos centros de saúde da Pampulha. O encontro, realizado no auditório do Centro Pastoral Santo Antônio, reuniu aproximadamente 90 pessoas, entre gerentes e funcionários dos 12 centros saúde, além de autoridades como o secretário municipal de saúde, Marcelo Teixeira, a gerente de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde, Maria Luiza Tostes, a secretária adjunta da Pampulha, Júnia Márcia Bueno Neves, e o 1º secretário do Conselho Distrital de Saúde Pampulha-CODISAP, Leandro de Moura Rocha. 
 
Na abertura do encontro, o público se emocionou com os músicos do Centro de Convivência Pampulha (CCP): Helvécio Viana, professor da oficina de música, Luna Mattos, cantora e compositora e João Paulo dos Reis, flautista e usuário do CCP, que apresentaram três músicas de sua composição. A secretária adjunta da Pampulha, Júnia Neves, se encantou com os talentos dos músicos do Centro de Convivência Pampulha e, na oportunidade, parabenizou toda a equipe da saúde na Pampulha, destacando seu profissionalismo e competência.
 
Em seguida, os gerentes dos centros de saúde apresentaram o balanço dos resultados alcançados ao longo do primeiro ano de implantação do CIG, fazendo um levantamento dos desafios encontrados em 2011, os que foram superados e os que ainda enfrentam, apontando também as expectativas para o próximo ano.
 

Para a gerente do Centro de Saúde Confisco, Celi Costa, a implantação do CIG foi um instrumento de grande eficácia para a prática do serviço de saúde: “A pactuação do Contrato pela equipe veio como uma nova metodologia de processo de trabalho diferente do nosso cotidiano, melhorando a nossa prática”, disse. Destacado pelos gerentes como um ponto positivo, o envolvimento da equipe nesta nova forma de trabalho foi ressaltada em todos os centros de saúde: “O maior avanço que tivemos foi o Agente Comunitário de Saúde poder digitar os dados coletados; isso trouxe maior responsabilização no trabalho porque ele passou a se sentir parte do processo”, destacou o gerente do Centro de Saúde Itamarati, Enir da Silva Braga.
 
Vanessa Maria Wilke, gerente do Distrito Sanitário da Pampulha, explicou que esta é uma forma de conhecer os avanços e desafios na gestão do trabalho: “Tivemos muitas conquistas, mas o processo precisa ser sempre revisto. Agradeço o compromisso da equipe e sei que temos tudo para continuar crescendo”, disse.
 
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira, destacou o papel da atenção primária na questão da saúde pública e a importância da troca de experiências: “Todos temos o que aprender e compartilhar, o que nos permite a apropriação coletiva das boas práticas em processo de diálogo intenso e contínuo. Precisamos dar visibilidade aos pactos, aos esforços e resultados, pois nosso compromisso com a saúde é único, ou seja, há um só pacto da cidade com o cidadão, que é o de construir uma cidade mais saudável”, finalizou.

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